O italiano Sergio Leone foi o tema da série Grandes Diretores na última edição do Podcast Cinema em Cena. Depois do Curta em Cena pegar uma carona no tema, o Cineclipado aproveita o embalo para uma edição especial falando sobre clipes influenciados pelos filmes western e também em como Leone e o compositor Ennio Morricone inspiraram bandas como Muse, Metallica e Jack White. Também indicamos a leitura da coluna Frame Sonoro, de Paulo de Tarso, analisando Era Uma Vez no Oeste.
Como na semana passada falamos do trabalho de Will Smith como cantor e mencionamos o clipe de “Wild Wild West”, vamos pular direto para o épico faroeste espacial “Knights of Cydonia”, dos britânicos do Muse. A faixa faz parte do disco Black Holes & Revelations e no meio das lembranças de “Ghost Riders in the Sky” e dos barulhos dignos de filmes sci-fi, como Star Wars, existiu espaço para um criativo curta-metragem nonsense que combina humor com algumas homenagens ao cinema, como a famosa tomada de Rastros de Ódio, de John Ford, ou citações de clássicos faroestes. Cydonia é um lugar em Marte, em uma formação rochosa que fica bem semelhante a um rosto humano (confira a versão sem cortes aqui).
Reparem no visual cowboy do baixista Chris Wostenholme
Mais explícito ainda é o videoclipe “Crash”, da banda Joetown. O vídeo é nada mais que uma recriação agressiva da introdução de Por Um Punhado de Doláres. O próprio vocalista Joe Delany (cujo timbre vocal lembra demais James Hetfield, do Metallica) faz questão de admitir que a ideia surgiu dos filmes estrelados por Clint Eastwood. “Todo mundo da banda ama esses filmes de faroeste”, disse.
Fugindo um pouco do universo de Leone, em 1988, Bill Paxton estrelou “Reach”, do Martini Ranch. A canção inclui um pequeno trecho do tema de Três Homens em Conflito, mas o que chama a atenção é a participação do ator como um “cowboy sobre rodas”. A presença de Paxton é explicada pela assinatura de James Cameron como diretor do clipe, lembrando que os dois já haviam trabalhado juntos em Aliens, o Resgate, de 1986. Mais curioso ainda é perceber que no meio de alguns atores dos anos 80, a então esposa de Cameron interpretava uma das “vilãs” da trama. Kathryn Bigelow (vencedora do Oscar por Guerra ao Terror) sensualizando com caras, olhares e um cigarro colado no canto da boca. Quem diria, hein?
Mais do que servirem de referências para os videoclipes de alguns artistas, os filmes de faroeste e as músicas de Morricone tiveram uma importância fundamental no processo criativo de diversos artistas. Um dos grandes exemplos é o Metallica, que há muitos anos abre seus shows com um trecho do filme Três Homens em Conflito, de Sergio Leone, acompanhado da música “Ecstasy of Gold”, de Morricone, que inclusive já foi gravada pela banda em um disco tributo.
Usar canções de Morricone não é algo exclusivo do Metallica. O Muse contou que o compositor influenciou diversas faixas do álbum Black Holes & Revelations, de 2006. “Hoodoo”, “City of Delusion” e a já citada “Knights of Cydonia” são alguns exemplos. Aliás, a admiração da banda pelo trabalho de Morricone é tanta, que “Man With a Harmonica” virou parte obrigatória dos shows. Recentemente, durante os shows da última turnê, o Muse usou “L’Arena” como introdução para “Time is Running Out”.
O guitarrista Jack White buscou inspiração nos antigos filmes “bangue-bangue” para criar a maioria das faixas de Blunderbuss, seu primeiro disco solo. O ex-White Stripes conseguiu um resultado curioso e extremamente agradável, lembrando algumas das boas canções que Bob Dylan já havia feito no passado.
No Brasil, a banda Matanza é a grande referência do velho oeste musical, embora não seja possível enxergar qualquer vestígio das belas músicas criadas por Morricone. Digamos que o foco principal da banda carioca são as brigas causadas pelo excesso de bebidas nos saloons mais podres das redondezas.
Por último, mas não menos importante, o requisitado produtor Danger Mouse gravou um disco inteiro inspirado nos filmes de Leone e nas músicas das produções western. Rome é um projeto realizado em parceria com o italiano Daniele Luppi e com participações especiais de Jack White e Norah Jones. Confira abaixo um vídeo apresentando o conceito:
Deixem sugestões com outros vídeos inspirados nos velhos faroestes nos comentários abaixo.
--
EDIÇÕES ANTERIORES DA COLUNA