Quando Homens de Preto, de Barry Sonnenfeld, chegou aos cinemas em 1997, Will Smith tinha acabado de estrelar o blockbuster Independence Day, de Roland Emmerich, e começava a construir a sua incrivelmente bem-sucedida carreira em Hollywood. Mas a verdade é que, naquela época, o ator parecia dividido entre seguir na carreira musical ou investir de cabeça no cinema.
Pensando em aproveitar o talento de Smith como rapper, os estúdios encomendaram uma música-tema para o longa-metragem. A canção “Men in Black” foi a cereja do bolo do filme. Pouco mais de seis meses após o lançamento do filme e do single, Smith lançaria o elogiado Big Willie Style, seu primeiro disco solo. Além do tema de Homens de Preto, o álbum também incluiu a música “Just the Two of Us”, parodiada por Dr. Evil (Michael Myers) em Austin Powers – O Agente ‘Bond” Cama, de Jay Roach.
Antes de filmar Homens de Preto II e novamente ser o responsável pela canção tema, Smith estrelou o irregular As Loucas Aventuras de James West, também dirigido pelo parceiro Sonnenfeld. Usando um sampler de “I Wish”, de Stevie Wonder, o clipe da música “Wild Wild West” nem precisou se esforçar muito para ser melhor que o filme inteiro, mas com a ajuda do gênio Stevie Wonder fica fácil produzir material elegante. Malandro, Smith aproveitou a “carona” para lançar seu segundo disco solo, Willennium, também em 1999. Ele tornaria a repetir a estratégia em 2002, com o carro-chefe de Born to Reign sendo a trilha sonora do segundo filme dos Homens de Preto.
Com um clipe dirigido por Francis Lawrence (que viria a trabalhar novamente com o ator em Eu Sou a Lenda), “Black Suits Comin’ (Nod Ya Head)” foi tema da segunda parte das aventuras de K (Tommy Lee Jones) e J (Smith). O clipe possui até mesmo material do filme que acabou sendo cortado da versão final.
Após o lançamento do terceiro disco solo, Smith já era parte do primeiro escalão dos atores de Hollywood e a música deixou de ter prioridade. Vez ou outra ele aparece cantarolando algumas músicas, como as covers “I Shot the Sheriff” e “Three Little Birds”, em Eu Sou a Lenda. Seu último disco de estúdio, Lost & Found, foi lançado em 2005.
E para quem ficou curioso em descobrir quem fez o clipe de Homens de Preto 3, confira o vídeo de “Back in Time”, do cantor Pitbull.