Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

O som dos heróis da Marvel - parte 1 Cineclipado

A coluna Cineclipado apresenta um verdadeiro time de superpoderosos da música que já cruzaram o caminho dos Vingadores e seus respectivos integrantes. Além dos tradicionais vídeos musicais exclusivos das aventuras solo dos personagens, também teremos espaço para comentar sobre as “músicas dos trailers”, que em sua maioria acabam nem entrando na trilha sonora oficial do filme.

Mas antes de relembrar qual banda gravou um clipe para Hulk, lançado em 2003, nada mais justo que pegar carona no clima do Podcast Filmes da Marvel e curtir o vídeo de “Live to Rise”, primeira música inédita da banda Soundgarden em mais de dez anos e que está na trilha (e nos créditos finais) de Os Vingadores, de Joss Whedon.

A música é boa, o vídeo não compromete, mas a verdade é que o resultado ficou bem abaixo de “We’re in This Together”, do Nine Inch Nails. A faixa pode ser ouvida em um dos vários trailers de divulgação de Os Vingadores e parecia uma escolha mais acertada, mas ela encaixou perfeitamente no clima proposto no vídeo e criou a expectativa desejada.

Falando em expectativa, em 2003 o mundo da música estava muito curioso com o que sairia do encontro de Scott Weiland (Stone Temple Pilots) com Matt Sorum, Duff McKagan e Slash (remanescentes do Guns N’ Roses) na banda Velvet Revolver. A primeira faixa criada pela banda virou tema do filme Hulk, de Ang Lee, e o resultado não poderia ser mais interessante: “Set Me Free” tinha uma riff poderosa de guitarra e foi o cartão de visitas perfeito tanto para a banda quanto para o filme do Gigante Esmeralda.

O Incrível Hulk, de Louis Leterrier, lançado em 2008 já pelos estúdios da Marvel, não investiu na trilha sonora, mas incluiu um breve trecho de “Doomsday Clock”, do Smashing Pumpkins, no trailer. A música passou quase despercebida, mas os fãs da banda logo reconheceram os timbres sombrios da banda liderada por Billy Corgan. Aliás, vale lembrar que, no final dos anos 90, o Smashing Pumpkins havia trabalhado em uma canção para Batman e Robin, de Joel Shumacher. Não seria exagero dizer que “The End is the Beginning is the End” é a melhor recordação da produção.

Quase na mesma época em que O Incrível Hulk colocou Edward Norton para destruir metade de Nova York, outro personagem era apresentado para o público. O arrogante Tony Stark encontrou no ator Robert Downey Jr. a sua personificação perfeita no cinema e os fãs foram presenteados com o herói mais folgado, sarcástico e rock n’ roll da Marvel. O primeiro trailer de Homem de Ferro trazia AC/DC, Audioslave e Black Sabbath, com a música “Iron Man”, óbvio.

Os australianos do AC/DC podem ser ouvidos não apenas nos trailers, mas também nos dois filmes da série e também em uma cena de Os Vingadores. A parceria não poderia deixar de render um clipe, que acabou sendo para “Shoot to Thrill”, no segundo filme. O mais legal é observar que o clima animado das músicas combina perfeitamente com o humor afiado de Stark, que parece ser capaz de transformar qualquer coisa em uma grande festa ou motivo para ouvir as distorções e solos do endiabrado Angus Young.

Thor, de Kenneth Branagh, não investiu no rock nos trailers, mas deixou “Walk”, do Foo Fighters, embalar uma conversa entre Chris Hemsworth e Stellan Skarsgard em um bar. Mas de qualquer maneira, a faixa instrumental “Destructo”, que pode ser ouvida no primeiro trailer, não deixa nada a desejar para quem aprecia músicas que conseguem ser boas, e ainda virar parte essencial de um filme.

Por último, mas não menos importante, temos Capitão América: O Primeiro Vingador, de Joe Johnston. O baixo distorcido que é ouvido no trailer da produção pertence à música “46 & 2”, do Tool. Novamente a música funciona completamente a favor das imagens e fica aquela vontade de conferir logo o Capitão Steve Rogers em ação. Também não se pode ignorar a própria trilha sonora composta por Alan Silvestri para o filme, que talvez seja um dos melhores exemplos de trilhas nos filmes da Marvel.

Para encerrar, confira a dica do leitor João Golin, que encontrou um inusitado clipe com vários heróis juntos disputando o amor e atenção de uma mulher. Tem inclusive o Hulk mostrando para o Homem-Aranha e o Superman quem é que manda no pedaço.

--
EDIÇÕES ANTERIORES DA COLUNA

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Cineclipado
Nostalgia do verão
Cineclipado
Natalie Portman grávida em videoclipe dirigido por Anna Rose Holmer
Cineclipado
Elle Fanning é figura misteriosa no novo videoclipe do Grouplove