Encerrando a semana especial de Star Wars no Cinema em Cena, a nova edição da coluna Cineclipado relembra duas canções produzidas pelo cantor/comediante “Weird Al” Yancovic, famoso por ter realizado paródias de diversas canções famosas e que, em 2011, faturou uma indicação ao Grammy pelo vídeo de “Perform This Way”.
Para quem não conhece o trabalho do artista, vale dizer que Kurt Cobain, do Nirvana, brincou que a sua banda só virou um sucesso depois que “Smells Like Teen Spirit” ganhou uma paródia chamada "Smells Like Nirvana". Michael Jackson era um entusiasta do cantor e alguns de seus clássicos viraram piadas nas mãos e voz de Yancovic: “Beat It” virou “Eat It”; “Bad” virou “Fat”. A presença mais marcante de Yancovic no cinema foi quando ele assinou a abertura da comédia Duro de Espiar, estrelada por Leslie Nielsen. Na ocasião, o cantor parodiou James Bond e todo o clima de glamour dos filmes do espião.
Fã de Star Wars, não demorou muito para que ele logo lançasse a canção “Yoda”, que possui versos hilários, como: “Well, I'm not dumb, but I can't understand / How he can lift me in the air just by raising his hand”, e "I know Darth Vader's really got you annoyed / But remember, if you kill him, then you'll be unemployed". Mas foi com o lançamento de Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma, em 1999, que Yancovic preparou a sua grande homenagem para a saga de George Lucas.
Apropriando-se da canção “American Pie”, de Don McLean, o artista se inspirou em rumores encontrados na internet para escrever a letra de “The Saga Begins”, que praticamente descreve todo o enredo do longa-metragem. O refrão pegajoso gruda e não se surpreenda caso você se pegue cantarolando: “Maybe Vader someday later / Now he's just a small fry”.
Diversas músicas surgem online e são atribuídas ao cantor, um dos problemas ocasionados pela internet. De todas as outras versões que fazem homenagens ao universo de Star Wars, vale citar o exemplo de “Star Wars Cantina”, de Richard Cheese, que é outro artista acostumado a realizar paródias eficientes e tão engraçadas quanto as que “Weird Al” Yancovic oferece para seus fãs.