Dizem que para o bom entendedor, uma imagem vale mais do que mil palavras. O Curta em Cena desta semana reforça o ditado e apresenta Condamne, um filme de aproximadamente cinco minutos do cineasta belga Nganji.
Completamente em francês, o curta-metragem não segue uma estrutura linear e apresenta flashes para o próprio espectador ir montando a trama na cabeça. Segundo o diretor, "trata-se de uma história sobre o amor, uma amizade falsa e como as duas coisas misturadas podem fazer um homem cavar sua própria cova." O personagem principal recusa um trabalho de operário indicado por sua namorada e acredita que pode conseguir um dinheiro rápido com a ajuda de seu amigo Pitcho.
A sinopse acima pode ajudar o público que não domina a língua francesa a entender o que os personagens discutem, embora, mesmo sem legendas, não seja muito complicado entender os motivos que levam o casal a discutir e o significado da cena inicial do filme, além do motivo para a tradução do título ser algo como "condenado". Confira: