Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

THE BIG SHAVE, de Martin Scorsese Curta em Cena

The Big Shave foi um dos primeiros trabalhos de Martin Scorsese. O curta-metragem de pouco mais de seis minutos foi lançado em 1967 e mostra um homem se barbeando (ou seria se mutilando?) calmamente, apesar de deixar o rosto todo sujo de sangue por causa dos vários cortes feitos durante o barbear.

Um dos detalhes mais interessantes do filme, além de ser um dos primeiros registros de um dos diretores mais importantes da história do cinema, é observar o contraste das cores do banheiro (branco) com o sangue do personagem. Tudo isso ao som de uma canção antiga que cria toda uma atmosfera de estranhamento para a cena que deveria mostrar apenas uma prática normal no cotidiano de muitos homens.

Muitos críticos afirmam que o curta-metragem apresenta a opinião de Scorsese sobre a Guerra do Vietnã, que completava 12 anos naquele ano e que demoraria mais sete para chegar ao seu fim. O homem se barbeando e ignorando o sangue escorrendo de seu rosto poderia ser visto como uma metáfora para criticar a guerra e a maneira como vários norte-americanos perderam suas vidas.

Peter Bernuth é o protagonista do filme escrito e dirigido por um Scorsese que ainda era apenas um dos jovens talentos da Hollywood dos anos 70, ao lado de George Lucas, Brian De Palma, Steven Spielberg e Francis Ford Coppola.  

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Curta em Cena
DIRTY LAUNDRY
Curta em Cena
O IMIGRANTE, de Charles Chaplin
Curta em Cena
COST OF LIVING de BenDavid Grabinski