Se você tiver mais de 25 anos e relembrar a sua época de escola, com certeza virá na memória um ou outro momento em que foi vítima de uma brincadeira mais agressiva, ou quando você passou um pouco dos limites em relação ao coleguinha que assistia a Carrossel todos os dias e tinha um cachorro chamado Rabito.
O tema é ainda mais familiar para quem ainda está na escola e lida diariamente com adolescentes. Os jovens ficam com os hormônios em ebulição e acabam se dividindo em grupos, e geralmente escolhem “vítimas” para serem motivos de piadas. A adolescência pode ser um verdadeiro inferno para algumas pessoas e geralmente, um ou outro jovem acaba perdendo o controle e reagindo, o que pode tanto piorar quanto acabar com os problemas.
O bullying é uma realidade antiga, mas que somente nos últimos anos passou a ser tratada de uma forma mais séria. O último filme que abordou o tema foi Deixe-Me Entrar, de Matt Reeves, remake da produção sueca Deixa Ela Entrar, de Tomas Alfredson. O jovem Kodi Smit-McPhee interpreta um garoto solitário que só tem sossego quando está longe dos colegas de escola, contando para isso com a companhia de sua amiga (igualmente estranha) vivida por Chloe Moretz.
O Curta em Cena desta semana escolheu o filme Losers, produzido pelo grupo Everynone, para falar sobre bullying e convidar os leitores a refletirem um pouco sobre a maneira como tratamos nossos colegas de escola, de trabalho e até mesmo nossos familiares. O curta-metragem apresenta diversos adolescentes em suas atividades de lazer e a forma como cada pessoa sofre por não se enquadrar no padrão desejado e seguido pela maioria.
Confira: