Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

PROFISSÃO MC, de Alessandro Buzo Curta em Cena

 

O Curta em Cena desta semana pretende encerrar o ano em grande estilo e, para isso, foi necessário burlar um pouco o contexto da coluna. Desta vez, não teremos um curta-metragem, mas, sim, um média-metragem produzido e dirigido por Alessandro Buzo sobre as dificuldades de um rapaz em escolher a vida no tráfico ou no hip hop. Certamente, é um tema bem conhecido e familiar do público, mas o que chama atenção em Profissão MC é que, além de ser um projeto independente e que não teve nenhum grande investimento, ele é estrelado pelo grande nome da música nacional no decorrer de 2011: Criolo.

Após mais de 20 anos de carreira e muita luta e persistência para superar as adversidades, o rapper Criolo lançou o elogiado disco Nó na Orelha e conseguiu elogios rasgados e o reconhecimento da crítica e do público. Até mesmo grandes nomes da música brasileira se renderam ao talento do músico. Chico Buarque chegou até mesmo a cantar os versos que Criolo parafraseou de sua emblemática canção "Cálice" durante apresentações no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Exemplo de humildade, Criolo ficou emocionado ao conhecer o ídolo.

Baseado num roteiro escrito por Buzo, a trama de Profissão MC gira em torno da vida de um rapaz que engravida a namorada e precisa escolher qual caminho seguirá em sua vida: se irá apelar para o tráfico de drogas ou investir e acreditar na carreira musical. Embora seja uma história comum na vida da periferia, o roteiro não é inspirado em uma história real. Buzo disse, em entrevista para a Rede Globo, que o filme "é uma ficção tão parecida com a realidade que chega a parecer um documentário".

Outro detalhe curioso é que todos os atores usaram seus apelidos da vida real, mas sem que isso fizesse suas próprias realidades serem levadas para a tela, como no caso de Antônio de Souza, conhecido como "Da Antiga". Segundo o ator, ele interpreta um cara que é "do mal", mas que na vida real é um sujeito "do bem".

Profissão MC foi gravado entre o final de 2008 e fevereiro de 2009, o que resultou em cerca de sete dias de gravação, segundo o próprio diretor, em uma entrevista para o portal Rap Nacional. Buzo dividiu a direção do filme com Toni Nogueira. No final do ano passado, o filme foi premiado com a Menção Honrosa Medalha Galgo Alado, no Festival de Gramado.

Confira:

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Curta em Cena
THIS ISN'T TOY STORY, de Ben Steedbeck
Curta em Cena
PLASTIC BAG, de Ramin Bahrani
Curta em Cena
Assista ao curta ONE PERFECT DAY, de Kim Jee-woon