O inglês Jonathan Glazer ganhou fama como diretor de comerciais para grandes marcas: Stella Artois, Kodak, Nike, Sony, Volkswagen... Mas o que nos interessa nesta coluna são seus marcantes videoclipes, mais ainda do que sua pouco numerosa (mas respeitável) filmografia.
Em 1995, Glazer fez o clipe de “Karmacoma” da conterrânea banda de trip hop Massive Attack. O enredo evoca O Iluminado (1980), e conta com a participação massiva do próprio diretor (o cabeludo de jaqueta) e da atriz Mira Sorvino, de Poderosa Afrodite (1995). Em 2006, o Massive Attack o contratou novamente para rodar “Live with me”.
No mesmo ano, Glazer reafirmou sua devoção ao mestre Stanley Kubrick, desta vez com um tributo óbvio a Laranja Mecânica (1971) no clipe “The Universal”, dos londrinos do Blur:
Glazer então atingiu o ápice de sua carreira ao burlar as leis do movimento na obra prima “Street Spirit (Fade Out)” do Radiohead e em “Virtual Insanity” do Jamiroquai, premiado pelo MTV Video Music Awards 1997. Jamiroquai o chamou novamente para elaborar a segunda versão de “Cosmic Girl” (1997).
Por outro lado, nem mesmo a voz profunda e a divina presença de Nick Cave (desacompanhado de seus The Bad Seeds no clipe) romperam a tristeza inconsolável e o tom fúnebre transmitido pelo vídeo monocromático “Into my Arms” (1997):
Em seguida, o Radiohead contou mais uma vez com a astúcia de Glazer em “Karma Police”, melancólico e incendiário como o álbum de origem da faixa, OK Computer (1997):
O líder do Radiohead Thom Yorke, um ano depois, emprestou seu inconfundível timbre para o UNKLE no intenso “Rabbit in Your Headlights”. Glazer acompanha o protagonista Denis Lavant (ator do filme Holy Motors) por um túnel com carros em movimento e constrói uma verdadeira imagem cinematográfica ao final:
Ao focalizar Richard Ashcroft, ex-frontman do The Verve, em um quarto de hotel, Glazer retoma sua obsessão por figuras em primeiro plano, enquanto cria uma atmosfera realista, mas misteriosa, e vários cortes e efeitos de som em “A Song for the Lovers” (2000):
Nesta época, Jonathan dirigiu seu primeiro filme, Sexy Beast (2000), com Ray Winstone e Ben Kingsley. Mais tarde foi responsável por Reencarnação (2004), com Nicole Kidman e Lauren Bacall. Antes de gravar o recente Sob a Pele (2013), com Scarlett Johansson, alienígena sexy entre completos desconhecidos, Glazer trabalhou com o supergrupo The Dead Weather, formado por Alison Mosshart (The Kills), Jack White (White Stripes), Dean Fertita (Queens of the Stone Age) e Jack Lawrence (Raconteurs), no clipe “Treat me like your Mother” (2009):
Será que Jonathan Glazer continuará investindo em longas ou nos surpreenderá com novos videoclipes interessantes?