Você pergunta! PODCAST #160: Grandes Filmes: METRÓPOLIS (1927)
Renato Silveira
Crítico e colunista

Na quarta-feira, 9 de março, nós gravaremos um programa inteiro dedicado à análise da clássica ficção científica Metrópolis (1927), de Fritz Lang. Mais uma vez, nós teremos a presença da professora de cinema da Escola de Belas Artes da UFMG Ana Lúcia Andrade no debate.
Você, assinante do Cinema em Cena, tem exclusividade para enviar perguntas sobre o tema deste programa. Elas serão respondidas na gravação do podcast.
Deixe a sua questão na caixa de comentários abaixo.
Prazo para o envio das perguntas: até 13h30 do dia 09/03.
Comentários (4)
Rodrigo, tudo bom? Cara, infelizmente você perdeu o prazo para o envio da pergunta. Mas discutimos muito no podcast sobre as versões do filme, então, você terá sua resposta. :) Abraço e obrigado por participar!
Olá Renato Silveira e equipe do cinema em cena. Parabéns para o site abrir novamente um canal deste tipo para os ouvintes entrarem em contato. A ultima vez que entrei em contato foi com a saudosa 'patrulha cinéfila' (normalmente reclamava dos filmes dublados). Enfim, minhas perguntas são: Existem quantas versões do filme em home vídeo? Ouvir dizer que existem versão de mais de 2 horas e outra de 90 minutos aproximadamente. Qual seria a mais recomendável para se assistir baseado no que seria a versão mais próxima da visão de Fritz Lang Abraços Rodrigo Rodrigues
Minha pergunta é: ficção científica é realmente um gênero ou funciona mais como ponto de partida, uma ferramenta, para se criar uma ambientação (um pano de fundo)? - pois temos várias ficções científicas que são grandes dramas, como BLADE RUNNER, aventuras como STAR WARS, ou filmes apavorantes como ALIEN, ou mesmo comédias iguais a O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS, tendo como exceção o próprio 2001, Um dos poucos filmes que realmente lida com ideias científicas. . E queria saber também onde METROPOLIS se encaixa nesse contexto.
Minha pergunta é se é possível que finalmente se resolva qual é a versão final desse filme de uma vez. Sei que ao longo do tempo tiveram várias e a última notícia que vi sobre isso foi que há alguns anos acharam rolos em algum lugar que ao juntar tudo descobriram que tinham o filme conhecido mais uns 20 minutos cortados que nenhuma versão teve e que o estúdio já tinha fechado pra restaurar essas imagens e lançar tudo de novo. E também, se souberem, como foi que isso chegou a acontecer porque tem outros filmes desse tempo que também tem muitas cenas perdidas.


