Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Críticas por Pablo Villaça

Datas de Estreia: Nota:
Brasil Exterior Crítico Usuários
03/12/2010 01/01/1970 5 / 5 5 / 5
Distribuidora
Duração do filme
107 minuto(s)

Abutres
Carancho

Dirigido por Pablo Trapero. Com: Ricardo Darín, Martina Gusman, Carlos Weber, José Luis Arias, Loren Acuña, Gabriel Almirón.

Dono de uma filmografia curta, mas admirável, o cineasta argentino Pablo Trapero vem se especializando, em seus últimos projetos, em narrativas centradas em personagens moralmente ambíguos que praticamente desafiam o espectador a apreciá-los apesar de suas falhas óbvias de caráter. Além disso, através de seus fascinantes planos-seqüência (vide a introdução de Nascido e Criado ou o passeio pela penitenciária de Leonera), Trapero exibe um virtuosismo técnico que já leva o público a antecipar momentos de tirar o fôlego através da movimentação de sua câmera.

E em Abutres, o diretor não desaponta em nenhum destes aspectos: centrado no advogado Sosa (Darín, um dos melhores atores contemporâneos), o roteiro acompanha o cotidiano de um sujeito que vive da miséria alheia. Funcionário de um escritório especializado em indenizações por acidentes, ele é uma destas criaturas que correm atrás de ambulâncias para tentar transformar indivíduos que acabaram de se acidentar em clientes, possuindo até mesmo um rádio-comunicador em seu carro para que possa ouvir os chamados de emergência da cidade. Certa noite, em uma destas saídas, ele conhece a paramédica Luján (Gusman, esposa de Trapero e figura recorrente em sua filmografia), que tenta encontrar algum alívio diante de sua estressante profissão ao se dopar com anestésicos. Encantado pela moça, Sosa resolve mudar sua vida, mas passa a ser pressionado pelo chefe, já que, na realidade, o tal escritório é um centro de fraudes e de extorsão.

Com um olhar notável para os detalhes do universo de seus personagens, Trapero concebe várias seqüências que ilustram o cotidiano de Sosa e Luján com economia e verossimilhança, desde as conversas do primeiro com vários clientes em potencial até as dificuldades da segunda em convencer que um pronto-socorro aceite o paciente acidentado que ela acabou de socorrer. Da mesma maneira, o design de produção é impecável ao conceber o escritório triste, decadente e amontoado ocupado por Sosa e também ao ilustrar os espaços frios, opressivos e deixados sem cor pelas onipresentes lâmpadas fosforescentes do hospital no qual Luján atua.

E mais: ao optar por ilustrar de forma gráfica não só a violência, mas também a ação dos médicos em seu dia-a-dia, o cineasta expõe de maneira visceral a dor e o sofrimento daquelas pessoas, além de evocar com clareza o caos e a pressão que cercam a dupla central. Esta abordagem, porém, acaba sendo gradualmente substituída por um olhar mais doce e contemplativo a partir do instante em que Sosa e Luján encontram, um no outro, uma válvula de escape para todo aquele sofrimento, quando, então, Trapero passa a adotar planos mais fechados que refletem a proximidade física e emocional dos dois personagens.

Incluindo também os memoráveis planos-seqüência (ou mesmo planos simplesmente longos) que já se tornaram sua marca registrada, o diretor demonstra sua inteligência ao não empregá-los de forma gratuita, mas sim de maneira orgânica para criar tensão ou para surpreender – e merecem destaque aqueles que retratam uma colisão entre uma caminhonete e um carro e, claro, aquele que encerra a narrativa e que praticamente leva o espectador a um ataque cardíaco.

Beneficiado por duas atuações sensíveis e viscerais de Darín e Gusman, Abutres confirma a força do cinema de Pablo Trapero e sua posição inquestionável entre os melhores diretores da atualidade.

Observação: esta crítica foi originalmente publicada como parte da cobertura do Festival do Rio 2010.

06 de Outubro de 2010

Siga Pablo Villaça no twitter clicando aqui!

Comente esta crítica em nosso fórum e troque idéias com outros leitores! Clique aqui!

Pablo Villaça, 18 de setembro de 1974, é um crítico cinematográfico brasileiro. É editor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil. Trabalha analisando filmes desde 1994 e colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET. Também é professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas.

 

Para dar uma nota para este filme, você precisa estar logado!