Datas de Estreia: | Nota: | ||
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Brasil | Exterior | Crítico | Usuários |
01/01/1970 | 01/01/1970 | 3 / 5 | / 5 |
Distribuidora | |||
Duração do filme | |||
110 minuto(s) |
Dirigido por Robert Dornhelm. Com: Rolando Villazón, Anna Netrebko, George von Bergen, Nicole Cabell, Vitalj Kowaljow, Adrian Eröd, Ioan Holender.
Composta por Giacomo Puccini (e com libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa),
Seguindo fielmente a obra original, o diretor romeno naturalizado austríaco Robert Dornhelm investe, neste longa, numa abordagem que fica entre o teatral e o (quase) realista, pendendo, claro, para o primeiro: seus cenários e figurinos ganham um peso de realidade graças à sóbria fotografia de Walter Kindler e os movimentos de câmera são discretos durante a maior parte do tempo, limitando-se a seguir o eixo dos olhares dos personagens. Já a montagem, que exagera nas fusões cafonas que contrapõem os amantes em suas discussões, acerta ao menos ao inserir, durante uma das árias protagonizadas pela romântica Mimi (Netrebko, linda), um close em fusão da atriz interpretando aquele mesmo trecho de maneira diferenciada, como se víssemos duas Mimis: uma mais contida, que conta sua história de vida para Rodolfo, e outra mais intensa e apaixonada, que surge gesticulando com maior dramaticidade. Em contrapartida, as breves seqüências em preto-e-branco, que trazem apenas alguns detalhes em cor, revelam-se gratuitas, como um mero capricho estético do cineasta.
Porém, o maior problema deste
Mas enquanto as árias de Puccini encantam pela forma com que oscilam elegantemente entre o dramático e o cômico, os constantes desvios feitos pela narrativa não se traduzem bem para o Cinema – e, assim, o tempo dedicado ao vendedor de brinquedos Parpignol e ao lamento de Colline por ter que vender seu casaco surgem mais como incômodas distrações do que como uma forma eficiente de expandir o universo dos personagens. Da mesma forma, a alegre brincadeira entre Marcello e Rodolfo momentos antes da chegada de uma má notícia soa gratuita e artificial, revelando-se como uma mera preparação para o choque por contraste que virá em seguida.
Ainda assim,
Encerrando-se num rápido e impactante zoom out que envia o espectador para fora do cinema com falta de ar,
17 de Outubro de 2008
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