Datas de Estreia: | Nota: | ||
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Brasil | Exterior | Crítico | Usuários |
16/01/2009 | 01/01/1970 | 3 / 5 | / 5 |
Distribuidora | |||
Duração do filme | |||
114 minuto(s) |
Dirigido por Ed Harris. Com: Ed Harris, Viggo Mortensen, Renée Zellweger, Jeremy Irons, Timothy Spall, Tom Bower, Gabriel Marantz, Ariadna Gil, Lance Henriksen, Adam Nelson.
Este padrão, aliás, permanece durante toda a projeção: índios surgem; pistoleiros profissionais são contratados por Bragg; uma mulher ameaça interferir na amizade entre Cole e Hitch; e assim por diante – e, todas as vezes, o filme opta por solucionar os problemas de maneira relativamente simples e direta. Com isso, o diretor Ed Harris consegue simultaneamente empregar todas as principais convenções do gênero e evitá-las, o que não deixa de ser um feito admirável.
Em contrapartida, Appaloosa demonstra uma aborrecida preocupação em ser engraçado – e, neste aspecto, falha miseravelmente na maioria das vezes, ainda que consiga divertir pontualmente (o hábito de Cole de pedir a ajuda do amigo ao dizer palavras difíceis é particularmente artificial). Além disso, a trilha sonora, que investe justamente em evocar um tom cômico, só funciona mesmo quando retorna a uma abordagem mais característica do western, o que não deixa de ser frustrante.
Para completar, o protagonista vivido por Ed Harris jamais se torna tão interessante quanto o introspectivo personagem de Viggo Mortensen, que, adotando um penteado e um bigode marcantes (algo que o ator adora fazer em suas composições), torna-se muito mais intrigante em seu silêncio. Já Renée Zellweger, aborrecida como de hábito, desperdiça uma personagem que poderia se tornar marcante justamente graças à maneira atípica com que é desenvolvida pelo roteiro, ao passo que Timothy Spall se limita a tentar fazer gracinhas com a covardia de seu personagem. Finalmente, Jeremy Irons, digno como de hábito, tenta evitar transformar Bragg em um vilão caricatural, mas, em contrapartida, o sujeito acaba se tornando apenas desinteressante.
Rico em sua direção de arte e na atenção que presta aos detalhes técnicos da produção (percebam como a maquiagem se preocupa, por exemplo, em manter uma área descorada no alto da testa dos atores para indicar a diferença no bronzeado provocada pelo uso constante de chapéus), Appaloosa é uma produção correta e que prende a atenção especialmente graças à dinâmica entre Harris e Mortensen, mas que, no fim das contas, não exibe nada que a torne diferente do convencional.
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