Datas de Estreia: | Nota: | ||
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Brasil | Exterior | Crítico | Usuários |
22/12/2006 | 01/01/1970 | 2 / 5 | / 5 |
Distribuidora | |||
Duração do filme | |||
104 minuto(s) |
Dirigido por Agnieszka Holland. Com: Ed Harris, Diane Kruger, Ralph Riach, Angus Barnett, Phyllida Law, Matthew Goode, Joe Anderson, Nicholas Jones.
O momento mais interessante de O Segredo de Beethoven, novo trabalho da cineasta polonesa Agnieszka Holland, é aquele em que uma idosa vizinha do compositor manifesta prazer por poder aproveitar a paz proporcionada pela ausência momentânea deste. Ao ser questionada se não seria melhor mudar-se, já que Beethoven é um vizinho tão difícil, a senhora responde que jamais o faria, já que poder escutar as composições do mestre antes de todos é um privilégio do qual não poderia abrir mão. É uma cena simples, mas que resume belissimamente as reações conflituosas provocadas por indivíduos geniais e impossíveis como Beethoven, Kubrick, Brando, Hemingway e tantos outros.
Infelizmente, este é um exemplo raro de inspiração no fraco roteiro de Stephen J. Rivele e Christopher Wilkinson, que, também responsáveis pelos apenas corretos Ali e Nixon, parecem ser os primos menos talentosos da dupla de “cinebiógrafos” Scott Alexander e Larry Karaszewski (Ed Wood, O Mundo de Andy, O Povo Contra Larry Flynt). Criando uma personagem fictícia para dividir a cena com o compositor alemão Ludwig van Beethoven (tratado como “Louie” por um de seus amigos), os roteiristas utilizam a garota (batizada de Anna Holtz e vivida por Diane Kruger) não como ponte para que possamos investigar a personalidade do músico, mas como autêntica protagonista da história, cometendo o mesmo erro que apontei ao escrever sobre SpaceJam, há vários anos: assim como Pernalonga era estupidamente relegado a coadjuvante de Michael Jordan naquele filme, aqui Beethoven se torna quase um detalhe na trajetória emocional de sua inverídica parceira de cena, num desperdício flagrante de um grande personagem. Além disso, Wilkinson e Rivele conferem, ao início do século 19, uma atmosfera implausível de mundo moderno, levando o sobrinho de Beethoven a dizer que deve dinheiro a “pessoas perigosas” e incluindo uma cena em que o personagem-título acena para uma carruagem vazia que, tarde de noite, cruza as ruas de Viena como um táxi em busca de passageiros.
Estudante de música, Anna Holtz (Beethoven insiste em chamá-la por seu nome completo; talvez os roteiristas tenham julgado que esta excentricidade o tornaria mais interessante) é uma jovem tímida que vive em um convento e acredita ter encontrado sua grande oportunidade ao ser aceita como assistente do mestre – e o filme realmente passa a maior parte da projeção enfocando os dilemas da personagem, aparentemente ignorando que o espectador, ciente de que a moça nunca existiu, não terá muita curiosidade em saber se ela conseguirá ou não tornar-se bem-sucedida e famosa. Porém, em uma decisão ainda mais grave, o roteiro chega a responsabilizar Anna pela mudança de uma nota na Nona Sinfonia e, na seqüência em que a obra mais famosa de Beethoven é apresentada pela primeira vez, retrata a garota “soprando” o tempo da música para o compositor, resultando em um momento não apenas falso, implausível e mal conduzido como também ofensivo à memória do músico. Como se não bastasse, o filme ainda utiliza Anna para introduzir uma subtrama romântica dispensável que leva Beethoven a dizer: “O que uma garota jovem como você entende sobre o amor? Oh, Deus... você está apaixonada!”.
Sem revelar nada de novo ou interessante sobre uma das figuras mais fascinantes da música clássica, o longa tenta forçar o público a acreditar que um relacionamento tão intenso, sincero e íntimo poderia surgir entre pessoas tão diferentes em apenas poucos dias de convivência – e a maneira exagerada com que Beethoven é retratado pelo roteiro e pela caracterização pesada de Ed Harris serve apenas para tornar esta intimidade menos plausível. Trabalhando com Agnieszka Holland pela terceira vez (depois de Complô Contra a Liberdade e O Terceiro Milagre), o talentoso ator desta vez oferece uma performance irregular, carregando excessivamente sua composição em determinados momentos – o que, diga-se de passagem, é uma tendência que já exibiu em várias ocasiões. Curiosamente, um dos aspectos mais marcantes de Beethoven é retratado de forma absurdamente casual pelo longa: sua surdez. Na maior parte do tempo, o músico parece ter uma dificuldade apenas moderada em compreender o que lhe é dito e se mostra um exímio leitor de lábios - o que se torna ainda mais difícil de aceitar se considerarmos que Diane Kruger mal abre a boca ao falar.
Aliás, a caricatura não é algo estranho a O Segredo de Beethoven, marcando, também, as péssimas atuações de Ralph Riach (que cria um Schlemmer irritantemente choroso) e, principalmente, de Joe Anderson, que transforma Karl van Beethoven em um canalha frágil e unidimensional. E se Agnieszka Holland falha ao conduzir seu elenco, suas demais decisões não se mostram mais acertadas, resultado em movimentos de câmera gratuitos (como aquele em que olhamos por um buraco de fechadura, logo no início da projeção) e numa montagem repleta de transições capengas (como aquela que segue o travelling à margem de um rio com um movimento semelhante que enfoca Anna chegando ao trabalho). Além disso, a cineasta demonstra falta de imaginação ao repetir várias vezes os planos-detalhe que trazem a ponta de uma pena desenhando notas musicais em partituras e se compromete também ao criar marcações absurdamente artificiais, como no instante
Copiando descaradamente vários elementos do maravilhoso Amadeus, este O Segredo de Beethoven não compreende que a comparação com o clássico de Milos Forman lhe será prejudicial: assim, quando ouvimos Beethoven fazer um discurso contra Deus (“Ele me negou o prazer que concede aos demais: ouvir meu trabalho.”), imediatamente nos lembramos das frustrações similares de Salieri (que, aliás, foi um dos professores do compositor). Da mesma forma, quando Beethoven faz um comentário pouco lisonjeiro acerca do trabalho de Anna, somos levados a recordar da cena
Empalidecendo também diante do belo Minha Amada Imortal, este novo longa não consegue sequer replicar a força do momento histórico
Quando escrevi sobre Amadeus, comentei que aquele longa estava à altura do homem que o havia inspirado. Lamentavelmente, aqui Beethoven não teve a mesma sorte.
Observação: De onde a distribuidora brasileira tirou o título O Segredo de Beethoven? Que segredo é este que jamais é abordado pelo filme? O mais famoso “segredo” do músico ainda diz respeito à identidade de sua “amada imortal” – algo que esta produção nem chega perto de discutir, tornando a tradução para o português não apenas incorreta, como também mentirosa.
21 de Dezembro de 2006
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