Datas de Estreia: | Nota: | ||
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Brasil | Exterior | Crítico | Usuários |
15/12/2006 | 01/01/1970 | 4 / 5 | 4 / 5 |
Distribuidora | |||
Dirigido pelos estreantes David Bowers e Sam Fell, Por Água Abaixo acompanha as aventuras do rato domesticado Roddy, que vive uma existência de luxo e solidão em sua imensa gaiola em um apartamento da classe alta,
Ágil desde a primeira cena, o filme mantém um ritmo acelerado durante toda a narrativa: em menos de dez minutos de projeção, já fomos apresentados ao cotidiano solitário de Roddy e acompanhamos sua descida pelo cano da descarga. Isto, aliás, contribui para o tom de diversão quase histérica de Por Água Abaixo, que é beneficiado pelo pleno domínio de timing cômico da equipe da Aardman, que utiliza praticamente todo tipo de humor para levar o espectador às gargalhadas: gags físicas; sátira (a câmera lenta, acompanhada de trilha melosa, que ilustra os olhares apaixonados entre Roddy e Rita; paródia (“Para o ratomóvel!”; e, é claro, a metalinguagem (em vários momentos, sons que seriam intervenções da montagem, como narrações em off ou acordes sombrios, são originados por personagens que se encontram em cena). Além disso, os comentários musicais feitos pelas lesmas cantoras jamais deixam de surpreender e divertir.
Há, também, instantes
Enquanto isso, em seu design de produção (o que inclui, obviamente, o visual dos personagens), Por Água Abaixo é extremamente fiel ao estilo característico da Aardman, com suas figuras de bocas largas e supercílios marcados e expressivos. Além disso, os movimentos dos personagens evitam sempre a fluidez típica da animação digital, optando por simular os pequenos saltos entre posições característicos do stop motion – e a única diferença realmente marcante entre as duas técnicas diz respeito às cenas envolvendo água, algo que o stop motion evidentemente encontra maior dificuldade em simular (e foi este o motivo, diga-se de passagem, que levou a Aardman a optar pelos computadores nesta produção). O mais curioso, no entanto, é que os responsáveis pela criação dos personagens de Por Água Abaixo fizeram questão de incluir, nos rostos das criaturas, as pequenas imperfeições tão comuns nos bonecos de plasticina, estreitando ainda mais a relação entre Roddy, Rita e companhia e os protagonistas de produções como Wallace e Gromit e A Fuga das Galinhas: observem, por exemplo, os pequenos furinhos na sobrancelha do rato albino Whitey ou as marcas de “manipulação” (!) no imenso papo do Sapo e poderá constatar este preciosismo divertido dos realizadores deste filme.
Leve e divertido, Por Água Abaixo é a comprovação definitiva de que a sensibilidade e o senso de humor particulares da Aardman não se encontram em suas técnicas de produção, mas nos corações e mentes de seus integrantes – e, através do stop motion ou da animação digital, os esforços do estúdio provavelmente continuarão a nos divertir por muito tempo.
14 de Dezembro de 2006
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