Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Críticas por Pablo Villaça

Datas de Estreia: Nota:
Brasil Exterior Crítico Usuários
18/09/1998 15/07/1998 4 / 5 4 / 5
Distribuidora
Duração do filme
119 minuto(s)

Quem Vai Ficar com Mary?
There`s Something About Mary

Dirigido por Bobby e Peter Farrelly. Com: Cameron Diaz, Ben Stiller, Matt Dillon, Lee Evans, Chris Elliot, Lin Shaye, Jeffrey Tambor, Keith David, W. Earl Brown.

Eu, pessoalmente, acho essa história de `politicamente correto` um saco. É claro que concordo que certos termos pejorativos devem ser evitados, mas daí a essa paranóia que se tornou o uso de adjetivos nos dias de hoje há uma grande distância. Por exemplo: `feio` é `feio`, por mais que você prefira dizer `esteticamente diferente`. E o que dizer de `ladrão`, que alguns chamam de `consumidor não-ortodoxo`???

Os americanos - pais do `politicamente correto` - são mestres no assunto. Afinal, o que dizer de um povo cujo Presidente afirma ter fumado maconha, `mas não tragado`? Sinal dos tempos? Reflexo da globalização? Fim do milênio? Em minha humilde opinião, apenas uma grande chatice.

Hollywood também é politicamente correta. Noventa porcento da produção cinematográfica americana segue rigorosas regras de comportamento, para as quais certos assuntos serão sempre tabus e certas cenas nunca poderão ser filmadas.

E aí chegamos em Quem Vai Ficar com Mary?. Este é, sem dúvida, um dos filmes mais politicamente incorretos que já vi em toda a minha vida. Não que isso tenha me surpreendido completamente - afinal, eu já conhecia os trabalhos anteriores dos irmãos Bob e Peter Farrelly: Debi e Lóide e Kingpin - os Reis do Boliche. Aqui, o humor besteirol da dupla torna-se ainda mais ácido (ou de mau gosto, como queiram) do que nunca.

Querem um exemplo? Basta lembrar da seqüência em que Jeff Daniels vai a um banheiro, em Debi e Lóide, depois de tomar uma xícara de laxante. Ou da seqüência, em Kingpin, em que Woody Harrelson fica com a boca suja de leite depois de beber o líquido que `ordenhou` de uma vaca - na verdade, um touro. Pois bem: em Quem Vai Ficar com Mary? cenas como estas não faltam - afinal, quem poderá se esquecer da substância que Cameron Diaz usa como gel de cabelo neste filme?

Uma regra de ouro em Hollywood prega que `animais nunca devem sofrer`. Ora, em Debi e Lóide Jim Carrey vende um periquito sem cabeça para um menino cego! Existe algo mais politicamente incorreto do que isso? Sim, existe: em Quem Vai Ficar com Mary? Matt Dillon pinta e borda com um belo cãozinho que insiste em latir nas horas mais impróprias.

Se você gostou de Debi e Lóide, deverá gostar deste filme. Eu, particularmente, ri bastante (não tanto o quanto ri com Jim Carrey e Jeff Daniels, mas ri). Algumas seqüências são especialmente hilárias, enquanto outras são apenas bobas - e sem graça. No geral, o filme diverte com seu humor ilógico e seu universo `paralelo`. As atuações são leves (Ben Stiller, diretor de O Pentelho - protagonizado por Jim Carrey -, está ótimo como o azarado Ted) e Cameron Diaz está mais linda do que nunca. Matt Dillon, como o inescrupuloso Pat Healy, também merece destaque - aliás, ele está bastante parecido fisicamente com Carrey neste filme.

Temos, ali, a vez do politicamente incorreto. O problema é que algumas tomadas são explícitas demais (como a seqüência inicial, no banheiro, que chega a mostrar o que aconteceu com as `partes baixas` do personagem de Stiller) e o filme tem um ritmo irregular, alternando momentos frenéticos com outros de mais lentidão (que são mal utilizados pelos diretores).

Quem Vai Ficar Com Mary? é um filme que deverá ofender as pessoas mais `susceptíveis` ou que apreciem em demasia um roteiro de qualidade. Não espere um Hamlet. Esta nova produção dos irmãos Farrelly é uma palhaçada. Divertida, mas apenas uma palhaçada.

30 de Setembro de 1998

Pablo Villaça, 18 de setembro de 1974, é um crítico cinematográfico brasileiro. É editor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil. Trabalha analisando filmes desde 1994 e colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET. Também é professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas.

 

Para dar uma nota para este filme, você precisa estar logado!