Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Críticas por Pablo Villaça

Datas de Estreia: Nota:
Brasil Exterior Crítico Usuários
20/04/2000 20/04/2000 4 / 5 4 / 5
Distribuidora
Duração do filme
119 minuto(s)

O Terceiro Milagre
The Third Miracle

Dirigido por Agnieszka Holland. Com Ed Harris, Barbara Sukowa, Anne Heche, Armin Mueller-Stahl, Michael Rispoli, Charles Haid, Caterina Scorsone, James Gallanders e Ken James.

Não há dúvidas de que a Igreja Católica, com todos os seus dogmas, milagres, santos e demônios, é capaz de render histórias realmente fascinantes. Do horror (O Exorcista) à comédia (Dogma), passando pelo suspense (Coração Satânico), policial (Se7en) e o drama (Os Dez Mandamentos), o catolicismo sempre gerou filmes de conteúdo instigante, além de curiosos questionamentos. Mesmo produções medianas como Fim dos Dias e Stigmata possuem certo charme graças aos temas que abordam.

Apesar de não poder ser enquadrado facilmente em um determinado gênero, O Terceiro Milagre certamente se encaixa na descrição acima: sua trama, apesar de simples, prende o interesse do espectador e seus personagens são capazes de levantar questões cujas respostas não são nada fáceis de se encontrar. Neste filme, Ed Harris interpreta o padre Frank Shore, que recebe a incumbência de investigar um suposto milagre atribuído a uma certa Helen O`Reagan depois que os membros da paróquia em que esta morava passam a pedir sua canonização. Esta tarefa não é inédita para o padre, que anos atrás se recusara a ratificar um pedido semelhante feito por fiéis de outra localidade - na ocasião, ele se negara a reconhecer a santidade do Padre Falcone, autor de várias curas, ao descobrir que este cometera suicídio.

Desta vez, porém, a situação é diferente: ao que parece, Helen levara uma vida de `heróica virtuosidade` (mesmo tendo abandonado a filha de 16 anos para se dedicar à Igreja). Mas isso não será o suficiente para convencer Frank, cujas próprias crenças foram gravemente abaladas depois que ele percebeu ter destruído a fé de toda uma comunidade ao `desmascarar` o Padre Falcone. Sua investigação é realizada a partir de critérios rigorosos, não deixando nada a dever aos métodos utilizados por detetives de verdade (seu pai era policial), e ele chega a convocar um colega perito em Química para analisar a verdadeira natureza do `sangue` que sai dos olhos de uma estátua. Na maioria das vezes (nos ensina o filme), este efeito é provocado através da aplicação de banha de porco sobre os olhos da imagem, que, ao se misturar com a água da chuva, cria a impressão de que esta verte lágrimas de sangue.

O Terceiro Milagre torna-se cada vez mais interessante à medida em que o padre Frank se aprofunda no mistério de Helen O`Reagan - o que o leva a questionar ainda mais sua própria fé. Em certo momento, quando alguém solicita que ele benza uma casa, Frank faz o sinal-da-cruz mecanicamente, visivelmente embaraçado por não acreditar no significado de seu gesto - e seu riso desesperançado ao receber a absolvição depois de se confessar, minutos depois, é comovente. Além disso, o filme mergulha em um território delicado ao revelar que a garota curada por Helen anos antes acabara se tornando uma jovem drogada e, possivelmente, uma prostituta. Será que Deus realmente `desperdiçaria um milagre`? - é o que nos pergunta uma personagem.

Ed Harris, como Frank Shore, oferece um desempenho perfeito: sua espontaneidade ao falar sobre seus questionamentos acerca da fé que adotou consegue criar uma ligação imediata com o espectador. Homem de grande bondade e firmeza de caráter, o padre não consegue se obrigar a mentir nem mesmo quando um de seus superiores lhe solicita a garantia de que sua devoção à Igreja permanece inabalável. Indagado sobre o assunto, ele pede um tempo para pensar - e quando o Cardeal lhe pergunta porque não pode se pronunciar naquele momento, sua resposta revela a complexidade de seu dilema: `Se eu não acreditasse em Deus, não veria problemas em jurar em Seu nome falsamente`.

Também não podemos deixar de ressaltar a forte presença de Barbara Sukowa, que interpreta a beata Helen O`Reagan. Apesar de aparecer apenas em vídeos exibidos ao longo da trama, a atriz consegue criar uma aura de mistério tão grande ao redor de sua personagem que é impossível ignorá-la - algo que é ressaltado pela excelente direção de Agnieszka Holland. Além disso, a trilha composta por Jan A.P. Kaczmarek ajuda a estabelecer o clima de religiosidade e mistério exigido pelo roteiro.

Relativamente simples em sua proposta, O Terceiro Milagre acaba se revelando um filme observador e, na medida do possível, imparcial - algo comprovado pelo final em aberto: afinal, qual é o terceiro milagre? A resolução dos conflitos de Frank (para um lado ou para o outro)? O nascimento de um bebê? Um acontecimento futuro não revelado? Ou tudo não passou de uma série de coincidências? O filme não se preocupa em esclarecer a questão, permitindo que o espectador, assim como o padre Frank Shore, tire suas próprias conclusões.
``

17 de Julho de 2000

Pablo Villaça, 18 de setembro de 1974, é um crítico cinematográfico brasileiro. É editor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil. Trabalha analisando filmes desde 1994 e colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET. Também é professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas.

 

Para dar uma nota para este filme, você precisa estar logado!