28 ANOS
InícioCríticasAppaloosa – Uma Cidade Sem Lei

Appaloosa – Uma Cidade Sem Lei

Crítico★★★☆☆3/5
3 min
Appaloosa – Uma Cidade Sem Lei
Appaloosa – Uma Cidade Sem Lei

Dirigido por Ed Harris. Com: Ed Harris, Viggo Mortensen, Renée Zellweger, Jeremy Irons, Timothy Spall, Tom Bower, Gabriel Marantz, Ariadna Gil, Lance Henriksen, Adam Nelson.

 

Appaloosa – Uma Cidade Sem Lei é um filme interessante: sempre que parece estar caminhando em uma direção convencional, o longa faz um desvio em sua narrativa e passa a rumar em outra direção igualmente óbvia que, no entanto, também nunca é plenamente alcançada. Quando a história tem início, por exemplo, somos levados a acreditar (pelas convenções do western) que a narrativa acompanhará o conflito entre o xerife Virgil Cole (Harris) e o fazendeiro mau caráter Randall Bragg (Irons), provavelmente encerrando-se com um duelo entre os dois. Logo, porém, Bragg é preso e conduzido à cadeia. Passamos, então, a esperar que seus capangas invadam a cidade para livrá-lo, provocando um confronto com o xerife e seu assistente Everett Hitch (Mortensen), mas esta ameaça também é contornada rapidamente e com simplicidade. 

 

Este padrão, aliás, permanece durante toda a projeção: índios surgem; pistoleiros profissionais são contratados por Bragg; uma mulher ameaça interferir na amizade entre Cole e Hitch; e assim por diante – e, todas as vezes, o filme opta por solucionar os problemas de maneira relativamente simples e direta. Com isso, o diretor Ed Harris consegue simultaneamente empregar todas as principais convenções do gênero e evitá-las, o que não deixa de ser um feito admirável. 

 

Em contrapartida, Appaloosa demonstra uma aborrecida preocupação em ser engraçado – e, neste aspecto, falha miseravelmente na maioria das vezes, ainda que consiga divertir pontualmente (o hábito de Cole de pedir a ajuda do amigo ao dizer palavras difíceis é particularmente artificial). Além disso, a trilha sonora, que investe justamente em evocar um tom cômico, só funciona mesmo quando retorna a uma abordagem mais característica do western, o que não deixa de ser frustrante. 

 

Para completar, o protagonista vivido por Ed Harris jamais se torna tão interessante quanto o introspectivo personagem de Viggo Mortensen, que, adotando um penteado e um bigode marcantes (algo que o ator adora fazer em suas composições), torna-se muito mais intrigante em seu silêncio. Já Renée Zellweger, aborrecida como de hábito, desperdiça uma personagem que poderia se tornar marcante justamente graças à maneira atípica com que é desenvolvida pelo roteiro, ao passo que Timothy Spall se limita a tentar fazer gracinhas com a covardia de seu personagem. Finalmente, Jeremy Irons, digno como de hábito, tenta evitar transformar Bragg em um vilão caricatural, mas, em contrapartida, o sujeito acaba se tornando apenas desinteressante. 

 

Rico em sua direção de arte e na atenção que presta aos detalhes técnicos da produção (percebam como a maquiagem se preocupa, por exemplo, em manter uma área descorada no alto da testa dos atores para indicar a diferença no bronzeado provocada pelo uso constante de chapéus), Appaloosa é uma produção correta e que prende a atenção especialmente graças à dinâmica entre Harris e Mortensen, mas que, no fim das contas, não exibe nada que a torne diferente do convencional. 

 

30 de Outubro de 2008

Comente esta crítica em nosso fórum e troque idéias com outros leitores! Clique aqui!

Pablo Villaça
Avaliação do CríticoPablo Villaça
3.0
★★★☆☆

No Velho Oeste norte-americano, Virgil Cole e Everett Hitch, dois amigos e pistoleiros, são contratados para tomar conta de uma pequena cidade chamada Appaloosa. O vilarejo está sofrendo nas mãos de Randall Bragg, um brutal rancheiro sem respeito pela lei, que toma suprimentos, armas, cavalos e mulheres a seu bel prazer e que mandou matar o último xerife e seu auxiliar. A dupla, no entanto, acaba tendo sua luta complicada com a chegada de uma jovem viúva ao local.

Compartilhe esta crítica

Ajude a divulgar o Cinema em Cena

Publicidade

Anúncio Responsivo

Anuncie no Cinema em Cena
Publicidade

Espaço Publicitário

Anuncie no Cinema em Cena

Avaliações dos Usuários

O que você achou deste filme?

Seja o primeiro a avaliar! Compartilhe sua opinião e ajude outros cinéfilos a descobrirem grandes filmes.