Em conversa com a revista Entertainment Weekly, a presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, respondeu a uma pergunta importante do spin-off de Star Wars focado em um jovem Han Solo: quantos anos o personagem terá?
“Ele definitivamente estará mais para o final da adolescência, por volta dos 20 anos. Não vamos introduzir um Han Solo de dez anos de idade”, disse fazendo referência ao garoto Anakin Skywalker de Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma (1999).
Kathleen também comentou sobre o que eles deverão mostrar do passado do personagem: “Não queremos voltar e responder várias questões que, sinceramente, eu não acho que as pessoas querem respostas. [...] Penso que o segredo é que estamos identificando o evento ou os eventos na vida de Solo que darão uma ideia sobre quem ele é e por que ele é a figura que todos amam. Considerando as pessoas que contratamos para dirigir [Phil Lord e Christopher Miller, de Uma Aventura Lego], o filme deverá ser divertido e engraçado. Solo é o personagem dentro de Star Wars que é perspicaz e tem senso de humor. Então, o longa seguirá essa linha”.
O projeto está sendo roteirizado por Lawrence Kasdan (roteirista dos Episódios V, VI e do inédito VII) e seu filho Jon Kasdan (A Primeira Vez). Sabe-se que a trama apresentará como Solo se tornou o "contrabandista, ladrão e patife que Luke Skywalker e Obi-Wan Kenobi encontraram na cantina de Mos Eisley".
Com estreia prevista para o dia 25 de maio de 2018, o filme é o segundo de três longas derivados que estão sendo desenvolvidos pela Lucasfilm. O primeiro, intitulado Star Wars Anthology: Rogue One (2016) e com Gareth Edwards (Godzilla) na direção, vai mostrar como os rebeldes assaltaram do Império os planos de construção da Estrela da Morte.
Já o terceiro, que perdeu o diretor Josh Trank (Quarteto Fantástico), deve apresentar a origem do mercenário Boba Fett. O lançamento foi adiado para 2020, o que significa que ele entrará em cartaz após Star Wars: Episódio IX (2019).