Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Vídeo ressalta o uso da cor vermelha nos filmes de Martin Scorsese
publicado em 04/09/2015

Neste mês, o site Film Scalpel produziu quatro vídeos sobre diferentes aspectos na obra do cineasta Martin Scorsese.

O primeiro deles ressalta o uso da cor vermelha em longas como Caminhos Perigosos (1973), Taxi Driver (1976), Os Bons Companheiros (1990) e O Aviador (2004). O diretor gosta de explorar a tonalidade para remeter o espectador ao violento (e muitas vezes sangrento) mundo de seus personagens. O vermelho também pode ser associado às noções de inferno e culpa católica que aparecem frequentemente nos filmes de Scorsese.

Nesse sentido, o Film Scalpel também realizou um vídeo que apresenta as imagens católicas presentes em sua filmografia, como crucifixos, bíblias, estátuas de santos e referências à escultura Pietà, de Michelangelo. Trechos de Quem Bate à Minha Porta? (1967), Sexy e Marginal (1972) e Cabo do Medo (1991) foram utilizados.

O terceiro vídeo analisa como o cineasta usa o fechamento da íris para escurecer a tela e destacar determinado elemento do quadro, como dois amantes (A Época da Inocência) ou a isolação de um personagem (Os Infiltrados). Por fim, o último vídeo reúne planos de olhares em produções como A Última Tentação de Cristo (1988) e Vivendo no Limite (1999).

Confira abaixo:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE