Ainda não foi divulgado um anúncio oficial, mas o site da produtora Wild Bunch revelou que o mestre e compositor italiano Ennio Morricone (de Três Homens em Conflito, Os Intocáveis e do inédito Os 8 Odiados) vai compor a trilha sonora de Voyage of Time, documentário de Terrence Malick (Terra de Ninguém) que está sendo desenvolvido há três décadas.
Morricone trabalhou com o diretor no drama Cinzas no Paraíso (1978), com Richard Gere, e teve uma experiência peculiar com ele. De acordo com o blog The Playlist, o compositor descreveu o processo no documentário Rosy-Fingered Dawn (2002): “[Malick] não me conhecia muita bem, então ele fez sugestões, e em alguns casos, deu soluções musicais. Isso me incomodava um pouco, porque ele dizia: ‘Essa faixa... tente com três flautas’. Algo impossível! Então, para deixá-lo contente, eu colocava as três flautas e ele acabava decidindo usar a minha versão ao final”.
De qualquer forma, Morricone também declarou que Malick era “bastante atencioso e cuidadoso em relação à música”. Portanto, a parceria do passado poderá ser repetida sem problemas em Voyage of Time.
O projeto é descrito como “uma celebração da Terra que percorre desde o nascimento do universo até seu colapso final”. Através de palavras e músicas, o cineasta vai apresentar as primeiras células, peixes e mamíferos em um filme que examinará todos os processos que o planeta passou e que contribuíram para a criação da vida.
Aparentemente, existem duas versões do documentário: a primeira delas será lançada no formato IMAX, terá 40 minutos de duração e contará com Brad Pitt (Bastardos Inglórios) como narrador. Já a segunda, rodada em 35mm, terá a duração padrão dos longas-metragens e será narrada por Cate Blanchett (Blue Jasmine).
Algumas cenas de Voyage of Time foram feitas durante as filmagens de A Árvore da Vida (2011), obra estrelada por Pitt, que também é um dos produtores. Se tudo correr como previsto, a estreia acontecerá na segunda metade de 2016.