Em abril deste ano, noticiamos que a Sony Pictures queria produzir uma sequência diferente de Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2011), longa que não surpreendeu o suficiente nas bilheterias mundiais. Em vez de simplesmente adaptar o livro A Menina que Brincava com Fogo (o segundo da série literária de Stieg Larsson), a intenção era combiná-lo com o terceiro título, A Rainha do Castelo de Ar, e criar um único filme.
Porém, como isso implicaria em engavetar um roteiro de Steve Zaillian para A Menina que Brincava com Fogo que custou milhões de dólares, o estúdio pode ter achado uma solução mais adequada. De acordo com o site The Wrap, a produtora vai continuar a história de Lisbeth Salander com uma adaptação de A Garota na Teia de Aranha, livro que foi lançado em setembro deste ano pelo autor David Lagercrantz, já que Larsson morreu em 2004.
E há alguns detalhes importantes: o ator Daniel Craig, a protagonista Rooney Mara e o cineasta David Fincher não retornarão para o novo projeto. Fontes indicam que a Sony quer reduzir gastos e aproveitar o sucesso da quarta obra, recomeçando a franquia nos cinemas com Alicia Vikander (Ex-Machina: Instinto Artificial) no papel principal e Steven Knight (Locke) no roteiro.
Após o lançamento de A Garota na Teia de Aranha, acredita-se que A Menina que Brincava com Fogo ganhará um longa-metragem para que o roteiro de Zaillian seja finalmente aproveitado.
Por enquanto, o filme não tem data para começar a ser rodado.