Segundo o Deadline, a adaptação da série literária sobre um jovem mago Merlin, escrita por T.A. Barron, contratou a roteirista Philippa Boyens, que ajudou Peter Jackson a levar O Senhor dos Anéis e O Hobbit para as telas de cinema.
Publicada em 1996, a primeira obra da saga de fantasia é Merlin: Os Anos Perdidos e apresenta Merlin como um menino que é deixado para morrer e não tem memória do que aconteceu quando acorda em uma praia do País de Gales. Determinado a descobrir quem ele é e entender seus misteriosos poderes, o garoto encontra uma estranha terra encantada cujo destino está diretamente ligado a sua busca.
Os outros 11 livros da série são Merlin: As Sete Canções, Merlin: Fogo Da Fúria (o mais recente lançado no Brasil), The Mirror of Fate, A Wizard’s Wings, The Great Tree of Avalon, Shadows on the Stars, The Eternal Flame, The Dragon of Avalon, Doomraga’s Revenge, Ultimate Magic e The Book of Magic Illustrated Treasury.
A Walt Disney Pictures está por trás da franquia e deve iniciá-la com a adaptação de Os Anos Perdidos. Por enquanto, não há previsão de estreia.