Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Peter Jackson explica problemas de O HOBBIT e diz que não sabia o que estava fazendo
publicado em 19/11/2015

Do ponto de vista comercial, a trilogia O Hobbit formada por Uma Jornada Inesperada (2012), A Desolação de Smaug (2013) e A Batalha dos Cinco Exércitos (2014) não decepcionou e arrecadou 2.9 bilhões de dólares. Porém, os três longas não conseguiram ter o mesmo apreço do público e da crítica especializada (leia as análises de Pablo Villaça aqui). Agora, em depoimentos reunidos pelo The Guardian, o diretor Peter Jackson falou sobre alguns dos problemas enfrentados durante a produção.

Primeiramente, o cineasta comentou que as dificuldades começaram já no início, quando Guillermo Del Toro (O Labirinto do Fauno) precisou abandonar o projeto após meses de preparação: “Del Toro saiu e eu assumi, mas nós não voltamos o relógio um ano e meio para que eu tivesse esse tempo cuidando do design do filme, que seria diferente daquilo que ele estava fazendo. Foi algo impossível e consequentemente eu comecei a rodar a história sem a maioria das coisas preparadas”, declarou.

Quando A Batalha dos Cinco Exércitos estava sendo realizado, a Warner Bros. adiou o cronograma em cinco meses para aliviar Jackson, mas pouco adiantou: “Você está improvisando em um set e tem essas cenas enormes e complicadas para fazer sem storyboards e você vai inventando na mesma hora. Eu passei a maior parte de O Hobbit sentindo que eu não tinha controle. Até mesmo em relação ao roteiro: Fran [Walsh], Philippa [Boyens] e eu não tínhamos histórias que nos satisfaziam completamente, então foi uma situação de muita pressão. Quando você trabalha dia após dia, o que você não tem é tempo para pensar”.

O cineasta também disse que chegou um momento em que não dava mais para improvisar: na hora de rodar a fundamental cena da batalha dos cinco exércitos. “Conseguimos dois meses para filmar em 2012 e em algum momento eu fui ao estúdio e falei: ‘Considerando que eu não sei o que diabos estou fazendo, e que eu não tenho storyboards e nada preparado, por que não terminamos isso mais cedo?’. Então, o que essa interrupção dá é tempo para que um diretor esvazie sua mente e tenha um período de silêncio para conseguir inspiração e começar realmente a colocar tudo em seu lugar”, finalizou.

Veja abaixo um vídeo dos bastidores que apresenta as falas de Jackson e de outros membros da equipe:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE