Rastros de Ódio (1956), faroeste de John Ford com John Wayne, é considerado por muitos como o maior representante de seu gênero. Uma das várias qualidades do filme é a relação visual atingida com o primeiro e último planos (já mostrada aqui): tanto no início quanto no fim, a câmera de Ford realiza uma espécie de enquadramento duplo ao filmar a entrada da casa do seu interior, escurecendo boa parte da imagem e deixando o exterior iluminado.
O simbólico contraste impressiona e as homenagens ao longo dos anos não são poucas. Em seu novo vídeo para o site Fandor Keyframe, Jacob T. Swinney apresenta trechos de produções que foram influenciadas por esse famoso plano que é imediatamente associado a Rastros de Ódio. Cenas de Era uma Vez no Oeste (1968), O Resgate do Soldado Ryan (1998), Kill Bill: Volume 2 (2004), O Novo Mundo (2005), O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (2007), Bravura Indômita (2010), O Mestre (2012) e Sniper Americano (2014) aparecem abaixo.
Confira: