Creed: Nascido para Lutar, spin-off da franquia Rocky que foi dirigido por Ryan Coogler (Fruitvale Station: A Última Parada), ainda não chegou aos cinemas brasileiros, mas surpreendeu ao agradar a crítica especializada e arrecadar mais de 100 milhões de dólares nas bilheterias norte-americanas. Em entrevista ao site Deadline, Sylvester Stallone conta que estava satisfeito com o destino de seu personagem em Rocky Balboa (2006) e não pensava em continuar.
“Coogler levou dois anos para me convencer. Eu estava muito feliz com a forma como o último capítulo encerrou a história para a audiência. Quando Rocky dá ‘adeus’, era uma despedida para o público e um ‘muito obrigado’. Ele ficou inativo durante seis ou sete anos até que esse rapaz aparece e me pergunta se nós podemos desenterrá-lo. Eu nego e ele começa a me contar a trama. Minha primeira reação foi de desconcerto. Ele mostrou Rocky fora dos ringues, lutando uma luta que ele realmente não podia vencer. Um combate contra o maior oponente no mundo, a própria vida. Então, eu disse: ‘Não, garoto, acho que estamos mexendo com algo que deve ficar quieto”, declarou.
Após esse episódio, Coogler realizou o premiado Fruitvale Station e recebeu várias ofertas de trabalho, mas Stallone revelou que ele continuou focado em Creed: “Esse rapaz certamente tem uma energia diferente. Ele sente algo sincero, não é monetário, não é algo para seu ego. É como se ele tivesse que terminar uma missão, que era uma carta de amor ao seu pai que estava muito doente. Havia algo nele que era bastante físico de determinada maneira, mas também sensível e emocionante. Foi algo que me fez lembrar de mim mesmo, verdade seja dita. Então eu finalmente falei: ‘Uma vez, alguém se arriscou por mim. Vou jogar a precaução ao vento e deixá-lo comandar isso’”.
No longa que tem Michael B. Jordan (Quarteto Fantástico) no papel principal, Adonis, filho do falecido boxeador Apollo Creed, quer continuar o legado do pai e viaja até a Filadélfia para ser treinado por Rocky Balboa, que está batalhando contra um oponente mais mortal que qualquer outro encontrado nos ringues (trailer aqui).
No Brasil, a estreia acontece no dia 14 de janeiro. Veja também um vídeo em que Stallone fala sobre uma espécie de “rito de passagem” da franquia Rocky que acabou com Jordan sendo nocauteado por um lutador profissional (algo que foi filmado e aparece abaixo!):