No último domingo (14/02), mais um termômetro do Oscar definiu seus vencedores. A American Society of Cinematographers (ASC), principal associação de diretores de fotografia, deu o prêmio principal de sua competição anual ao mexicano Emmanuel Lubezki, por O Regresso, que foi praticamente todo rodado com luz natural.
O profissional venceu nomes como Roger Deakins, por Sicario: Terra de Ninguém, John Seale, por Mad Max: Estrada da Fúria, Janusz Kaminski, por Ponte dos Espiões, e Edward Lachman, por Carol.
Esse é o terceiro ano seguido que Lubezki sai campeão após ser reconhecido por Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014) e Gravidade (2013). Ele também foi premiado pela ASC outras duas vezes: por A Árvore da Vida (2011) e Filhos da Esperança (2006).
Ao que tudo indica, O Regresso também dará a Lubezki sua terceira estatueta seguida do Oscar depois dos já citados Birdman e Gravidade. Mas isso só saberemos mesmo no dia 28 de fevereiro.
Relembre abaixo um featurette sobre o trabalho de Lubezki em O Regresso e clique aqui para conferir outros diretores de fotografia reconhecidos pela ASC neste ano.