Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Sony cria patente para um controle de realidade virtual
publicado em 01/03/2016

Pensando em ambientes virtuais e a integração do usuário nesse meio, a Sony fez uma solicitação de patente que chama a atenção do mercado de Realidade Virtual.

O pedido de patente foi publicado ontem pelo Patent and Trademark Office dos EUA, mas apresentado primeiramente em 17 de outubro de 2014, curiosamente meses após a Sony ter apresentado Project Morpheus (primeiro nome dado ao PlayStation VR). Há inclusive no várias menções que incluem “fornecer uma experiência visual envolvente para o usuário”, que remetem ao headset de realidade virtual da empresa.

Atualmente a Sony utiliza o Move como controle para auxiliar o uso do PlayStation VR, mas a luva poderia ajudar a fornecer rastreamento de realidade virtual de mão mais precisa, sem a necessidade de manter um controle como o Move em mãos.

Além disso, ela oferece mais funcionalidades, incluindo sensores que podem " identificar um cabo flexível de pelo menos uma porção de dedo ", sensores de contato que detectam quando você interage com seus dedos e sensores que medem posição das mãos do usuário.

A intenção é fornecer o movimento mais natural e fiel à realidade. Tocar em objetos, espremer, atirar, mover, interagir com interfaces como superfícies, realizar ações, ou interagir com objetos semelhantes a documentos, textos, imagens, e assim por diante, estão entre as especificações dadas no documento de patentes.

Esse documento menciona e exemplifica, um iluminado "objeto rastreável" que se assemelha a bolha iluminada do Move. Esse objeto ficará anexado à luva para a posição de tracking das mãos.

Há ainda a integração com o “Haptic Feedback” que promoveria uma resposta tátil para o usuário,vibrando como controles atuais e ainda sensores de pressão, trazendo para a luva a capacidade de traduzir qual foi a força foi empregada pelo usuário ao realizar diferentes ações.

Porém isso tudo não significa que a luva esteja realmente em produção, o pedido pode ter sido o início dos estudos para possibilidade de desenvolvimento.

O produto primeiramente nos remete a luva Power Glove da Nintendo. Mas seu sistema também se assemelha muito a uma pulseira de mesma função chamada Myo. Tal fato não foi comentado em nenhum dos sites que divulgaram a informação, mas eu já havia tido interesse em 2013, quando Myo entrou no Kickstarter para ter seu projeto financiado, logo mesmo sendo uma luva, o projeto da Sony me chamou muita atenção.

 

A semelhança é grande, porém essa pulseira pode ser usada em diversas situações e não inclui um objeto rastreável” na ponta da luva como imagens do projeto.

Similaridade à parte, todos esperamos que a Sony esteja desenvolvendo um produto mais completo para essa geração de realidade virtual.

Fonte: Engadget, Myo, telegraph e arstechnica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE