Em 2016, a Sato Company oferece aos fãs da sétima arte no Brasil novas alternativas de filmes que vão além das tradicionais produções de Hollywood. A empresa, retorna para a distribuição ao cinema com títulos inéditos e também obras clássicas do cinema oriental. O lançamento desses filmes reflete o crescimento do público consumidor de literatura e animação japonesa, os populares mangás e animes.
O fundador e diretor da empresa, Nelson Sato, destaca a importância do crescimento desse segmento no Brasil:
“Após tantos anos e com o crescimento do mercado, milhares de fãs se multiplicaram pelo Brasil, e hoje temos eventos consolidados como o AnimeFriends, que levam mais de 140 mil fãs em seis dias do evento. Neste ano, resolvemos dedicar parte de nossos negócios no lançamento de produções que possam encantar ainda mais os fãs da cultura oriental. Além dos conteúdos japoneses, estamos trazendo filmes chineses e coreanos, sem deixar de lado um olhar para a produção mundial.”
Já no final de 2015, a Sato lançou nos cinemas o Festival Bruce Lee | 75 Anos, no qual foram exibidos todos os quatro filmes que o mestre das artes marciais atuou como protagonista em produções realizadas em Hong Kong. A empresa planeja realizar outros projetos similares, como o Festival Anime, Festival Tokusatsu (filmes live-action de super-heróis produzidos no Japão), entre outros.
O primeiro lançamento de 2016 é Black Butler – O Mordomo de Preto, adaptação do popular mangá japones Kuroshitsuji, publicado no Brasil pela Panini. O filme estreou dia 3 de março no Cine Joia Copacabana e no novo Cine Joia Jacarepaguá, do Rio Shopping, ambos do Rio de Janeiro, e posteriormente irá percorrer outras salas de cinema pelo Brasil.
Próximos Lançamentos
Entre as novidades para este ano, chegam aos cinemas as seguintes produções:
O Grito: O Início do Fim
Ju-on: Owari no Hajimari , direção: Masayuki Ochiai
A jovem professora Yui (Nozomi Sasaki) vai até a casa de seu aluno Toshio (Kai Kobayashi) para tentar saber do garoto por que ele tem se recusado a ir à escola. A partir daí, sua vida nunca mais será a mesma: inexplicáveis e aterrorizantes fenômenos sobrenaturais começam a acontecer, tornando a vida de Yui um verdadeiro inferno. No caso, literalmente.
Este é o sétimo filme da bem sucedida franquia Ju on de filmes de terror produzidos por Takashige Ichise, o mesmo produtor de American Yakuza, O Chamado, O Grito, Água Negra, e dezenas de outro sucessos do cinema oriental.
Selecionado para o Fantasia International Film Festival, no Canadá, o filme não deve ser confundido com a produção nipo-americana de 2009 The Grudge 3, de Toby Wilkins, igualmente produzida por Takashige Ichise, e lançada no Brasil como O Grito 3. O diretor Masayuki Ochiai é o mesmo de Imagens do Além.
Kotodama, a Maldição
Gakkou no Kaidan: Noroi no Kotodama - Kotodama: Spiritual Curse, direção: Masayuki Ochiai
Masayuki Ochiai, baseado no romance de Tôru Tsunemitsu, autor da série de livros infanto-juvenis Histórias de Fantasmas (Ghost Stories), que inspirou anime, mangá e seriado de TV.
Estudantes são vítimas de incidentes paranormais depois de descobrirem um acidente fatal com gás numa escola no passado. Kotodama é uma palavra japonesa que significa “espírito da palavra” e é baseada na crença popular de que as palavras têm poder e podem alterar ambientes, afetar objetos.
Bunny Drop
Usagi Doroppu, direção Sabu.
Baseado no mangá e no anime de mesmo nome de Yumi Unita.
Daikichi é um rapaz solteiro que trabalha num escritório e tem sua vida mudada depois de adotar uma menina de seis anos filha ilegítima de seu avô, que faleceu. No meio da confusão que se cria, parentes de Daikichi pensam na possibilidade de entregar a criança para adoção. Estrelando Ken'ichi Matsuyama (de Nana e Como na Canção dos Beatles: Norwegian Wood) e Mana Ashida, que apesar de ter apenas 11 anos, é uma atriz e cantora bem conhecida no Japão. Em seu currículo, mais de 30 filmes e séries, incluindo Círculo de Fogo (Pacific Rim).
Cyborg She
Boku no Kanojo wa Saibôgu, direção e Roteiro Jae-young Kwak
Jiro é um jovem universitário que um dia encontra uma linda mulher, pela qual se apaixona. Só que ela é um ciborgue incapaz de sentir emoções e eles se separam. Até que um dia um terremoto de graves conseqüências pode mudar essa história romântica. Com Haruka Ayase (de Nossa Irmã Mais Nova) e Keisuke Koide.
Double Trouble
Bao Dao Shuang Xiong, direção Hsun-Wei David Chang
O filho do astro de cinema Jackie Chan, Jaycee Chan, estrela este filme de ação policial e comédia bem ao estilo de seu famoso pai. O diretor Hsun-Wei David Chang foi assistente de direção nas cenas gravadas em Taiwan de Lucy, filme dirigido por Luc Besson.
Animes para cinema
Além disso, a Sato também lançará nos cinemas diversos animes, como Bayonetta: Bloody Fate, baseado na franquia de sucesso da Sega; e duas produções baseadas na série Hunter x Hunter: Phantom Rouge e The Last Mission.
Animação europeia
Apesar de o foco da Sato estar voltado para a cinematografia oriental, a empresa também está de olho em produções mundiais importantes como esta animação que chega da Espanha:
Mortadelo & Salaminho
Mortadelo y Filemón contra Jimmy el Cachondo, direção de Javier Fesser
Roteiro criado a partir dos personagens de quadrinhos criados por Francisco Ibañez, famosos no Brasil nos anos 70 e 80.
Mortadelo e Salaminho, os mundialmente famosos agentes secretos criados por Francisco Ibañez, agora aprontam suas inacreditáveis confusões na tela do cinema. No premiado longa metragem Mortadelo & Salaminho, distribuído pela Sato Company, os divertidos investigadores da agência de espionagem T.I.A. são chamados para deter o terrível criminoso internacional Jimmy, que ameaça matar o mundo inteiro... de rir. Tudo piora quando o Professor Bactério, na intenção de ajudar nossos heróis, inventa uma fórmula que transforma as pessoas no oposto do que elas são. Ou pensam que são.
Grande sucesso na Europa, Mortadelo & Salaminho foi indicado para seis prêmios Goya, o Oscar espanhol, tendo vencido em duas categorias (Roteiro Adaptado e Melhor Longa de Animação), além de receber várias outras premiações importantes, como Melhor Longa de Animação nos prêmios Gaudí e Platino, este último com concorrentes de todos os países latinos.
Fonte: Sato