Em uma recente entrevista para a imprensa norte-americana, os irmãos diretores Joe e Anthony Russo, de Capitão América 2: O Soldado Invernal, revelaram quais filmes influenciaram a inédita sequência Capitão América: Guerra Civil.
“A produção que nós fizemos mais referências foi Seven: Os Sete Crimes Capitais, estranhamente. Nós gostamos de combinar gêneros, então se você encontra algo que é realmente idiossincrático em relação aos longas de super-heróis e mistura isso com outra coisa, é possível acabar com algo novo e diferente. [Fomos influenciados por] Seven, Fargo e O Poderoso Chefão, porque é um extenso filme com vários personagens e histórias bem intrincadas. Cada personagem tem um arco”, declarou Joe.
Anthony, que vê Guerra Civil mais como um suspense psicológico do que um suspense político (como foi O Soldado Invernal), também citou o trabalho do cineasta Brian De Palma (Missão: Impossível) como fundamental para ambos os longas: “Ele é muito bom filmando espaços vazios e sequências de tensão”.
A dupla também buscou inspiração em diferentes faroestes quando começou a pensar nos super-heróis se encarando antes de um confronto e nomeou uma das cenas de Guerra Civil como O Selvagem da Motocicleta, fazendo referência ao drama de Francis Ford Coppola que envolve disputa de gangues.
Na trama do filme, o Capitão lidera o time dos Vingadores em seus esforços para proteger a humanidade, mas após mais um incidente internacional envolvendo os heróis resultar em danos colaterais, há pressão política para instalar um sistema de prestação de contas e um órgão para determinar quando os serviços dos Vingadores devem ser utilizados. A nova situação fragmenta o grupo enquanto eles tentam defender o mundo de um novo e nefasto vilão.
Chris Evans, Robert Downey Jr., Anthony Mackie, Scarlett Johansson, Sebastian Stan, Paul Bettany, Don Cheadle, Jeremy Renner, Chadwick Boseman, Paul Rudd, Elizabeth Olsen, Tom Holland, Daniel Brühl e Frank Grillo estrelam a produção que entra em cartaz no dia 28 de abril.