Já sabemos que Sacha Baron Cohen (Borat) abandonou a cinebiografia do cantor Freddie Mercury em 2013 por conta de diferenças criativas com os integrantes da banda Queen. Agora, conversando no programa de rádio The Howard Stern Show, o ator deu mais detalhes sobre sua saída.
“Existem histórias incríveis sobre Mercury. Ele era um cara selvagem com um estilo de vida extremo e devasso. Há relatos de festas em que anões com bandejas de cocaína em suas cabeças serviam os convidados. [A banda não desejava esse tipo de coisa no longa] e o projeto ficou menos interessante. Mas é preciso lembrar que eles querem proteger o legado do grupo e querem que a trama foque no Queen. E eu entendo completamente isso. […] Se você controla os direitos da história da sua vida, por que você não se mostraria como sendo o melhor possível?”, declarou.
Apesar de compreender, Cohen comentou que se arrepende de ter permanecido na produção após a primeira reunião em 2010: “Um dos músicos da banda – não vou dizer qual – disse que o filme era ótimo, porque algo extraordinário acontecia no meio da história. Perguntei o que seria e ele respondeu que se referia à parte em que Freddie morre. Deduzi que era um pouco como Pulp Fiction, em que o fim é o meio e o meio é o fim, mas ele negou. Então eu perguntei: ‘Espere aí, o que acontece na segunda metade do longa?’. E ele explicou que o público veria como o Queen continuou sua trajetória de sucesso sem o vocalista. Aí eu disse: ‘Olha, ninguém verá um filme em que o protagonista morre de AIDS e a carreira da banda continua sendo apresentada’".
Cohen também revelou que tentou trazer para a produção cineastas como Tom Hooper (A Garota Dinamarquesa) e David Fincher (Garota Exemplar), mas a banda tinha uma ideia bem específica de como a cinebiografia deveria ser realizada. Após a saída do ator, o Queen contratou Ben Whishaw (Perfume - A História de um Assassino) como Mercury e Anthony McCarten (A Teoria de Tudo) para escrever o roteiro, mas ainda não é possível saber quando o filme finalmente chegará aos cinemas.