A Microsoft recentemente deixou um convite em aberto para dar início ao cross-network entre todas as plataformas de jogos e todos aguardavam pela resposta da Sony. Shuhei Yoshida presidente da Sony Computer Entertainment, respondeu recentemente ao convite na GDC 2016.
De acordo com ele, a parte mais fácil disso tudo será a técnica, já que a Sony faz o cross-plataform há 10 anos, entre PlayStation 2, PlayStation 3, PlayStation 4 e PC em inúmeros games, sobretudo nos recentes lançamentos: Rocket League e Street Fighter 5. O verdadeiro problema está nas networks entre PlayStation 4 e Xbox One, em superar as burocracias e políticas de publicações de jogo.
Yoshida em entrevista para Eurogamer na GDC 2016 respondeu algumas questões sobre a viabilidade dos donos de PS4 e Xbox One jogarem juntos:
Yoshida: “Eu entendo as suas políticas mudaram, certo? Eles estão dizendo que eles vão fazer o jogo para cross-plataform entre Xbox One e PC com alguns jogos. Já estamos fazendo isso com PS3 e PC, PS4, PC e mais recentemente com Street Fighter 5, Rocket League e outros jogos. Isso é novo para nós em termos de trabalho com desenvolvedores e editores para permitir que o jogo multi-plataforma ocorra entre o PC e PS4."
Eurogamer: Esta foi a mesma resposta que tinha ouvido falar antes - mas que sobre PlayStation 4 e Xbox One especificamente?
Y: " PC é uma plataforma aberta, é muito mais simples. Conectar duas redes fechadas diferentes é muito mais complicado e por isso temos de trabalhar com desenvolvedores e editores para entender o que é que eles estão tentando realizar. Precisamos também considerar o aspecto técnico - e este poderia ser o mais fácil - Há questões políticas e de negócios.
Hoje, vejo que não haveria possibilidade de colocar um jogo como The Division em cross-network para jogadores de PS4 e Xbox One jogarem juntos. Me parece que Rocket League será o primeiro, com base nas recentes declarações da desenvolvedora Psyonix.”
Você poderá conferir a entrevista completa feita pela Eurogamer no vídeo abaixo (em inglês):
Como havíamos dito aqui anteriormente, os desenvolvedores terão um trabalho a mais em oferecer partidas entre consoles e PC, já que para gêneros como shooters, há uma vantagem entre mouse e teclado. O cenário de uma forma geral, irá mudar bastante com esse novo suporte, já que pesaria na consideração dos usuários em escolher sua plataforma. Jogar com amigos fechado em uma network não pesará mais na escolha.
Fonte: Eurogamer e Gamespot