Nada ainda é oficial, mas a Sony estaria trabalhando em uma nova versão do PlayStation 4 para rodar jogos com gráficos em versões 4K e isso incluiria a realidade virtual. Segundo matéria no The Wall Street Journal, o “PlayStation 4.5” ou “PlayStation 4 4K”, seria anunciado na E3 deste ano. A Sony estaria focada em:
“Capturar os jogadores dispostos a pagar por um ambiente de jogo mais rico, incluindo uma experiência de realidade virtual high-end".
A empresa ainda havia admitido que o PlayStation VR poderia ser inferior aos seus concorrentes - Oculus Rift e HTC Vive - pois ambos funcionam PC’s com hardwares high-end. Sabe-se que a resolução de 4K é quatro vezes maior que 1080p, atualmente suportado pelo PlayStation 4 em fotos ou vídeos, mas não para rodar jogos.
Em outros sites há relatos sobre uma nova versão do PlayStation 4, mas na verdade como uma atualização. Seus usuários comprariam uma unidade de processamento extra para melhor desempenho do PlayStation VR. Logo, mesmo que os rumores não sejam precisos, há lógica ao anunciar na E3 em Junho, antecipadamente ao lançamento do PlayStation VR, em Outubro.
Ainda não se sabe como seria possível fazer essa atualização, mas isso poderá ser o futuro, segundo Phil Spencer - chefe de divisão da Microsoft em entrevista para a Polygon. Spencer não afirma a possibilidade de trocar partes do seu console, dá indícios comparando a flexibilidade dos hardwares dos PC’s com os consoles, onde os consumidores precisam aguardar 7 anos para a geração seguinte.
Mesmo se os rumores se confirmarem, o novo console andaria ao lado do PlayStation 4. Isso é uma boa notícia, pois significa partilhar o mesmo catálogo de jogos.
A Sony ainda não comentou sobre essas especulações.
Fonte: Eurogamer, TheWallStreetJournal e Polygon.