Entre os dias 14 e 27 de abril, o Cine Teatro Caeté sedia o Festival Bruce Lee | 75 Anos, que já circulou por mais de 20 cidades brasileiras. “Esta é uma chance que os admiradores de Bruce Lee têm para assistir aos filmes do astro em cópias novas, remasterizadas e sem cortes, num padrão de qualidade jamais exibido no Brasil”, destaca Francisco Ucha, que assina a curadoria do evento pela Sato Company.
Mito reverenciado e cultuado nas artes marciais, Bruce Lee foi ator, roteirista, diretor, coreógrafo e criador da revolucionária arte marcial Jeet Kune Do e, se estivesse vivo, teria 75 anos, completados no dia 27 de novembro de 2015.
Com suas versões originais (com áudio em cantonês), serão exibidos os quatro filmes mais importantes de Bruce Lee, todos produzidos em Hong Kong, nos quais ele atua verdadeiramente como protagonista. São eles: O Dragão Chinês, A Fúria do Dragão, O Voo do Dragão e Jogo da Morte.
É a primeira vez no Brasil que os filmes deste ícone das artes marciais e do cinema, são exibidos sem cortes, em sua língua original e a sua voz do astro não foi dublada em inglês.
Exposição Bruce Lee 75
No dia 14 de abril também acontece a abertura da Exposição Bruce Lee 75, no Cine Teatro Caeté, que faz parte do Festival e também é itinerante. Composta de 48 imagens que incluem cartazes e fotos raras promocionais e stills da época, além de reproduções de capas de revistas e histórias em quadrinhos inspiradas em Bruce Lee, essa exposição já foi montada em São Paulo e no Rio de Janeiro. Todo esse material faz um resumo da carreira do grande astro e demonstra como é grande influência de Bruce Lee para a cultura pop e principalmente para as artes marciais no mundo todo.
Cine Teatro Caeté
O prédio do Cine Teatro Caeté começou a ser construído em 1969, através de uma campanha realizada pelo pároco da cidade, Padre Guerino Lasafá, um grande apaixonado pelo cinema, que sonhava em poder oferecer à população um espaço maior e mais confortável para que ela tivesse acesso às produções cinematográficas exibidas no Brasil.
As obras foram concluídas em 1971 e o cinema, então, se tornou o que é até hoje: o maior espaço cultural da cidade de Caeté.
O Cine Teatro Caeté teve as atividades de cinema encerradas em 2004 e desde então ficou sendo utilizado apenas para ações da Prefeitura Municipal e para alguns eventos esporádicos.
Em dezembro de 2015, o prédio foi concedido à empresa Vilacine, proprietária do Cine Joia Copacabana. Após a reforma do espaço, com adaptação para portadores de necessidades especiais, o Cine Teatro Caeté foi reinaugurado no dia 10 de março.
Além da programação regular, o cinema conta agora com um cineclube e uma programação educativa. Servidores municipais, alunos e professores da rede pública municipal têm diversos benefícios, tais como:
- Um ingresso por semana aos servidores da prefeitura, de segunda a quinta-feira;
- Acesso gratuito irrestrito aos professores da rede pública municipal de ensino, de segunda a quinta-feira;
- Um ingresso gratuito por mês a alunos da rede pública municipal de ensino.
A iniciativa visa aprimorar a atividade cultural no município, permitindo apresentações teatrais, exibição de filmes e outras manifestações culturais.
FESTIVAL BRUCE LEE | 75 ANOS
FICHAS TÉCNICAS E SINOPSES DOS FILMES
O DRAGÃO CHINÊS
Hong Kong, 1971
Título original: Tang Shan Da Xiong
Título internacional: The Big Boss
100 minutos
Direção e Roteiro: WeiLo
Com Bruce Lee, Maria Yi, James Tien.
Classificação indicativa 14 anos
Misteriosos desaparecimentos perturbam a família do jovem Cheng (Bruce Lee), que mudou-se junto com seus primos para trabalhar numa fábrica de gelo. Para resolver o caso, porém, o rapaz será obrigado a quebrar um juramento que fez à família: o de nunca mais se envolver em brigas.
A FÚRIA DO DRAGÃO
Hong Kong, 1972
Título original: Jing Wu Men
Título internacional: Fist of Fury
102 minutos.
Direção e Roteiro: WeiLo
Com Bruce Lee, Nora Miao, James Tien, Robert Baker.
Classificação indicativa 14 anos
Ao voltar para sua antiga escola em Xangai, Chen Zhen (Bruce Lee) recebe a notícia do assassinato de seu velho e querido mestre. Investigando o crime, ele descobre que uma escola rival, envolvida com contrabando de drogas, está por trás do assassinato. Para vingar seu professor, Chen será obrigado a se confrontar com os mais habilidosos e letais campeões de artes marciais.
O VOO DO DRAGÃO
Hong Kong, 1972
Título original: Meng Long Guo Jiang
Título internacional: The Way of the Dragon
100 minutos
Direção e Roteiro: Bruce Lee
Com Bruce Lee, Chuck Norris, Nora Miao, Robert Wall.
Classificação indicativa 14 anos
Quando Tang Lung (Bruce Lee) chega a Roma para trabalhar no restaurante de seus primos, ele logo percebe que uma organização criminosa está pressionando a família para que o local seja vendido. Tang decide então enfrentar os bandidos, que contratam o famoso lutador norte-americano de artes marciais Colt (Chuck Norris, em seu primeiro filme creditado como ator) para tentar derrotá-lo. A luta final, realizada no Coliseu, é um marco nos filmes do gênero.
JOGO DA MORTE
Hong Kong/ EUA, 1978
Título original: Game of Death
Direção: Robert Clouse e Bruce Lee (não creditado).
Roteiro: Robert Clouse (assinando como Jan Spears)
Com Bruce Lee, Gig Young, ColleenCamp.
85 minutos
Classificação indicativa 14 anos
Alguém está tentando matar Billy Lo (Bruce Lee), um famoso astro de filmes de artes marciais. Para descobrir quem deseja assassiná-lo, Billy forja sua própria morte, e agora planeja sua vingança.
FESTIVAL BRUCE LEE | 75 ANOS
Data: De 14 a 27 de abril
Local: Cine Teatro Caeté
Endereço:Praça Dr. João Pinheiro, 190, Centro – Caeté - MG
Entrada: Inteira R$ 10 – Meia R$ 5
Confira a programação no site oficial.
Fonte: Sato CO