Segundo Agostino Simonetta, chefe da ID@Xbox Europa, a Microsoft está aguardando a classificação de políticas do cross-network e maior engajamento dos desenvolvedores para que isso possa de fato ocorrer, mas que a Xbox Live está pronta tecnologicamente para realizar o processo entre as redes.
"Qualquer título que quiser atualizar seu jogo para incluir jogo cross-network,ou que pretenda tirar proveito disso ao ser lançado, estaremos prontos."
A Microsoft estendeu em Março o convite para qualquer rede se conectar ao Xbox Live, incluindo a PSN da Sony. Em resposta a Sony havia declarado:
"A PlayStation já suporta jogos multi-plataformas entre PC em vários títulos de software começando com Final Fantasy 11 no PS2 e PC em 2002. Ficaríamos felizes em conversar com quaisquer editores ou desenvolvedores que estejam interessados em jogos de cross-network."
Apesar da posição positiva ao cross-network, a Sony ainda não realizou nenhuma movimentação para que isso ocorra, há ainda questões de políticas que precisarão ser modificadas. Simonetta reitera:
"Nós podemos apenas dizer: Estamos prontos, fizemos a nossa parte e convidamos qualquer rede que queira participar”
Em conversa com a Eurogamer, Simonetta afirma que os devkits para Xbox One também incluem novas funcionalidades da plataforma e o cross-network . Segundo ele, como uma plataforma, não há maneiras de forçar os desenvolvedores a lançar jogos para as redes conectadas, isso deverá ocorrer quando todos estiverem prontos, mas eles já oferecem a possibilidade.
Rocket League deverá ser o primeiro jogo a conseguir atender o cross-network entre Xbox One, PlayStation 4 e PC. O jogo já funciona extremamente orientado para networks (Xbox One e PC). Isso o torna o primeiro a apresentar esse suporte.
O convite de cross-network para o Rocket League foi enviado a Sony, segundo Jeremy Dunham da Psyonix, desenvolvedora do jogo. Ele comenta que há somente benefícios com a conexão entre redes, e a única pendência é trabalhar na política entre elas.
Após todas as declarações, o que ainda não está claro é quando a Sony entrará no cross-network e como incentivará tal ideia. Desenvolvedores e jogadores continuam aguardando.