Expandindo seu legado de inovação, a AMD anunciou várias atualizações de suas soluções gráficas e de computação de alto desempenho. Lisa Su, presidente e CEO da AMD, afirma:
“Começamos 2016 com uma ótima linha de produtos e uma crescente demanda pelas tecnologias da AMD. O lançamento de hoje da nossa 7ª geração de processadores A-Series para dispositivos móveis, seguido do lançamento das novas GPUs RX Series Radeon™ e da nossa próxima geração de processadores de desktop “Summit Ridge” otimizados com o núcleo “Zen” representam os principais pontos da nossa estratégia de reposicionamento da AMD como líder de design de alto desempenho”.
Principais novidades:
Arquitetura AMD Polaris Radeon
Com o lançamento oficial previsto para 29 de junho, as placas RX Series Radeon fornecerão a solução mais econômica do mercado para experiências premium de realidade virtual, incluindo um modelo compatível com o HTC Vive-Ready e o Oculus Rift. Esse importante avanço tecnológico trará experiências de realidade virtual equivalentes às GPUs de US$ 500, só que em placas gráficas que custam menos da metade do preço.
As placas RX Series Radeon trarão a tecnologia revolucionária que irá impulsionar o crescimento do ecossistema de realidade virtual, colocando ao alcance dos consumidores uma tecnologia útil e transformadora. A AMD espera que sua política agressiva de preços de modelos selecionados (a partir de US$ 199) possa ampliar consideravelmente o mercado-alvo para realidade virtual em PC e acelerar economias de escala no ecossistema de realidade virtual.
7ª geração de APUs A-Series da ADM
Os notebooks equipados com a 7ª geração de processadores A-Series da AMD permitem aos usuários trabalhar com mais rapidez e jogar por mais tempo, pois dispõem de até quatro núcleos que oferecem desempenho de alta potência e eficiência energética superior, no período de vida de um dia da bateria[iv]. A carga da linha completa de processadores de 7ª geração A-Series da AMD enviada para clientes OEM (Original Equipment Manufacturer), em português “Fabricante Original do Equipamento”, apresenta a arquitetura “Excavator” equipada com núcleos de processamento central x86 móvel, otimizado para computação de alta velocidade, além de placas Radeon™ embutidas, com alguns modelos oferecendo até a placa Radeon R7 para melhor qualidade de recursos de streaming em alta definição em jogos do tipo eSports. A linha “Bristol Ridge” consiste em versões dos processadores AMD FX A12, A10 de 15 e 35W, enquanto os processadores “Stoney Ridge” incluem configurações dos modelos A9, A6 e E2 de 15W.
Núcleo x86 de alto desempenho “Zen”
A AMD realizou a primeira demonstração pública ao vivo do mundo da sua revolucionária arquitetura de núcleo de processador x86 “Zen” nos processadores de desktop AM4 de última geração (codinome “Summit Ridge”), que apresenta oito núcleos e dezesseis threads. O núcleo “Zen” da AMD foi projetado para oferecer a vários mercados, incluindo desktops, servidores, notebooks e soluções embutidas de alto desempenho, primeiramente disponível no nosso processador de alto desempenho desktop “Summit Ridge”.