O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo realiza neste sábado, 17 de março, uma aula magna com a diretora Helena Solberg, única cineasta mulher a participar do Cinema Novo. O evento, que faz parte da retrospectiva inédita da diretora que completa 80 anos em junho deste ano, será realizado às 16h, com entrada gratuita.
Detentora de uma carreira singular, que completa cinco décadas, a diretora viveu por 30 anos nos EUA, onde construiu uma trajetória sólida do cinema militante e feminista. Embora pouco exibidos e raramente debatidos em âmbito nacional, os filmes de Solberg tiveram reconhecimento fora do Brasil e foram premiados em importantes festivais internacionais como o Festival de Havana, Festival de Chicago, American Fim Festival, e o prêmio Emmy para “Das Cinzas – Nicarágua Hoje”, entre outros.
Com curadoria de Carla Italiano e Leonardo Amaral, a programação traz toda a obra de Helena Solberg, entre eles os curtas a “Entrevista” (1966), que entrevista moças de formação burguesa do Rio de Janeiro sobre casamento, sexo e política; o poético “Meio Dia” (1970), inspirado em “Zero de Conduta” (1933) do cineasta francês Jean Vigo; e a primeira realização de Solberg nos EUA “A Nova Mulher” (1974). Esta última, costurada coletivamente pelo grupo International Women's Film Project, oferece um panorama histórico da luta feminina por igualdade desde o século XIX.
A Retrospectiva é patrocinada pelo Banco do Brasil e organizada pela coletivo Filmes de Quintal.
Serviço
Retrospectiva Helena Solberg
Data: de 07 a 19 de março de 2018
Entrada Franca
MASTERCLASS - com a diretora Helena Solberg
dia 17/03, sábado, às 16h
Local: CCBB São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro | São Paulo - SP
Capacidade Cinema: 70 lugares
Informações: (11)3113-3651 | (11) 3113-3652