Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Rapidinhas #3 Cinema em Streaming

Sexta-feira, dia de passar pelos destaques da semana:

 

– Hoje alguns títulos de peso estão marcando presença nos streamings. A começar por Titane, de Julia Ducournau, Palma de Ouro do último Festival de Cannes e que fez história: apenas o segundo filme dirigido por uma mulher a ganhar a honraria máxima (e O Piano, de Jane Campion, ainda teve que dividir o prêmio com Adeus, Minha Concubina, do Chen Kaige, em 1993) e sendo uma obra de terror. Assassinatos violentos, tesão por carros e uma relação postiça entre pai e filha(o) são a base inusitada pra um filme que divide opiniões, mas suficientemente forte pra ser recomendável que se arrisquem nessa viagem. O filme chegou na MUBI Brasil, onde também se pode ver Junior (2011), primeiro curta-metragem da diretora. Seu primeiro longa pra cinema, Grave (2016), está disponível na Darkflix.

– Também muito aguardado, Matrix Resurrections (2021) chega após uma bilheteria bem abaixo do esperado, mas com fãs ardorosos o suficiente (eu, incluso) para mais do que justificar o retorno à vida que Lana Wachowski deu a seus protagonistas. Um filme autoconsciente que se pretende refletir sobre o peso que a trilogia adquiriu nessas últimas duas décadas, em termos de influência na cultura popular, mas também as diversas apropriações que vão das primeiras análises filosóficas (de Platão a Baudrillard) às discussões mais atuais sobre transsexualidade (Lana e sua irmã Lily eram “os irmãos Wachowski” na realização dos filmes, antes de transicionarem), passando pelo uso da “pílula vermelha” como símbolo do despertar da extrema-direita. No processo, reorganizando os personagens e temas para questões atuais e a sensibilidade da autora no tratamento desse material a partir de suas experiências emocionais envolvendo perda de familiares e até mesmo ideação suicida. O filme entrou hoje na HBO Max, onde também estão presentes os três filmes anteriores – todos, inclusive, em 4k.

– A última grande estreia da semana é bem menos conhecida, mas merece tanto ou mais destaque. O espanhol A Virgem de Agosto (2019), de Jonás Trueba, é um desses filmes iluminados e graciosos, um tanto similar com o que vem fazendo o francês Guillaume Brac, muitos dos filmes do coreano Hong Sang-Soo ou o recente Roda do Destino, do japonês Ryusuke Hamaguchi: o filme que se constrói a partir de pequenos momentos e encontros ao acaso (às vezes propositais), seja com desconhecidos ou com alguém do passado, e tais encontros promovem afetos inesperados, novas relações, talvez uma abertura para o mundo ainda não experienciada; ou simplesmente que não muda em nada, valendo o aqui e agora. A protagonista passa por tudo isso e estamos ali sempre juntos com ela (e os olhos e sorriso encantadores da atriz Itsaso Arana) num belo passeio pela cidade de Madrid. A Virgem de Agosto marcou presença no top 10 de 2020 da Cahiers du Cinéma e entrou hoje no catálogo da FILMICCA.

- Nos cinemas do Brasil estrearam dois filmes lançados visando a temporada de prêmios americanos, mas que talvez não consigam marcar a presença que se pensava. O Beco do Pesadelo é o primeiro filme de Guillermo del Toro após o Oscar de A Forma da Água (2017), traz elenco prestigiadíssimo, e é baseado na mesma obra que resultou num clássico noir, que no Brasil se chamou O Beco das Almas Perdidas (1947) e previsto pra chegar no Belas Artes à La Carte no dia 17/02. Para saber onde ver outros filmes noir da época, só ir na postagem que fiz sobre o assunto.

Filmes do Guillermo del Toro disponíveis nos streamings do Brasil:

Cronos (idem, 1993): Amazon Prime

Mutação (Mimic, 1997): aluguel no NOW, aluguel/compra na Apple TV e Microsoft

Blade II: O Caçador de Vampiros (Blade II, 2002): aluguel/compra na Apple TV e Microsoft

Hellboy (idem, 2004): Star Plus, Paramount+, aluguel no NOW, aluguel/compra na Apple TV, Google Play, Microsoft e Looke (apenas dublado)

O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno, 2006): aluguel no NOW

Hellboy 2: O Exército Dourado (Hellboy II: The Golden Army, 2008): Star Plus, Telecine Play, aluguel no NOW, aluguel/compra na Apple TV e Google Play

Círculo de Fogo (Pacific Rim, 2013): Netflix, HBO Max, aluguel no Looke e NOW, aluguel/compra na Apple TV (também em 4k) e Microsoft

A Colina Escarlate (Crimson Peak, 2015): Starz, aluguel no NOW, aluguel/compra na Apple TV

A Forma da Água (The Shape of Water, 2017): Star Plus (também em 4k)

– A outra estreia no cinema chega com um tanto de atraso. Spencer tem sua quantidade de admiradores, mas decepcionou muita gente. De qualquer forma, a maior parte das pessoas tem curiosidade em ver, muito por conta do fascínio que causa a vida da Princesa Diana e a Família Real, mas também Kristen Stewart (que, nos meses que se seguiram ao filme, saiu de favorita ao Oscar para a situação de “será que vai ser indicada?”) e o diretor chileno Pablo Larraín possuem seus respectivos fãs bastante fiéis.

Filmes do Pablo Larraín disponíveis nos streamings do Brasil:

Sinfonia Inacabada (Fuga, 2006): Netflix

Tony Manero (idem, 2008): Netflix

Post Mortem (idem, 2011): Amazon Prime (apenas legendas em espanhol)

No (idem, 2012): Telecine Play, aluguel/compra na Apple TV, compra na Google Play

O Clube (El Club, 2015): GloboPlay, Reserva Imovision, aluguel na Google Play, aluguel/compra na Apple TV

Neruda (idem, 2016): Netflix

Jackie (idem, 2016): HBO Max, aluguel/compra na Apple TV e Google Play

Ema (idem, 2019): aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Looke

 

– A Mostra Tiradentes vai apenas até este domingo, mas uma programação de grandes filmes nacionais dos últimos anos que ainda dá tempo ver (como Branco Sai, Preto Fica e A Vizinhança do Tigre), inclusive elogiados filmes do ano passado que entrarão no sábado e ficarão disponíveis por 24 horas, como Capitu e o Capítulo, Carro Rei e Tempo Ruy, além das últimas estreias hoje, também por 24 horas, como Os Dragões, Os Primeiros Soldados e Extremo Ocidente. Confere lá na programação.

(Ei, você gosta do Cinema em Cena, das críticas e das colunas que lê aqui? Ah, que bom! Então é importante que você saiba que o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente, já que fazemos questão de remunerar todos que publicam seus trabalhos aqui - o que deveria ser norma nos veículos de comunicação, mas infelizmente não é. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)

Sobre o autor:

Gosta de cinema pra valer desde os 14 anos, já teve videolocadora e agora vê uns filmes nos streamings que mataram seu negócio. Twitter: @helioflores
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Cinema em Streaming
Episódio #82: O Sol é para Todos (1962)
Cinema em Streaming
Episódio #11: A Fortuna de Ned (1998)
Cinema em Streaming
Episódio #118: Plano-Sequência dos Mortos (2017)