Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Semana em Streaming #10 Cinema em Streaming

Vamos a alguns dos destaques da semana nas plataformas de streamings:

 

  • Um dos indicados ao Oscar de Melhor Filme este ano, O Beco do Pesadelo, de Guillermo Del Toro, chegou ao Star Plus. O filme também foi indicado aos prêmios de Fotografia, Design de Produção e Figurinos. Trata-se de uma nova adaptação de obra que já virou filme, o clássico noir O Beco das Almas Perdidas (1947), que pode ser visto no Belas Artes à La Carte. Outros filmes do Del Toro disponíveis nos streamings brasileiros já foram listados aqui.

  • A Netflix traz ao seu acervo o documentário nacional Transversais (2021), que retrata a vida de pessoas trans em contextos sociais diversos no Brasil; entre as novidades internacionais, há o filme Windfall, que ganhou o inexplicável título nacional Sorte de Quem?, em que Jason Segel assalta e faz de refém um casal bilionário vivido por Jesse Plemons e Lily Collins; e o sueco Caranguejo Negro, com Noomie Rapace em um mundo pós apocalíptico tendo que aceitar uma missão suicida com um grupo de soldados para vencer a guerra pelo seu país.

  • A Amazon Prime vem com três destaques de gêneros diferentes esta semana: o surpreendentemente sóbrio (para os padrões do diretor Guy Ritchie) Infiltrado, filme de ação com Jason Statham no papel de um misterioso segurança de carro-forte; Master, terror dos mais interessantes que se passa em torno de três mulheres negras numa Universidade americana de prestígio, a diretora Mariama Diallo segue os passos de Jordan Peele, Nia DaCosta e outros jovens cineastas negros que recentemente têm feito uma espécie de horror noire em que questão racial de hoje é uma atualização de fantasmas do passado (título nacional deste, que aparecerá dependendo do aplicativo que se usa). Ao fazer seu filme num espaço universitário, é quase como se a cineasta estivesse adaptando o livro Memórias da Plantação, de Grada Kilomba, na chave do horror; por fim, e talvez o mais aguardado pela maioria, a plataforma lança Águas Profundas, de Adrian Lyne, drama pseudo erótico que já era conhecido por ter unido o casal Ben Affleck e Ana de Armas e estreia já com atraso, após o término do relacionamento, há dois meses.

  • Desde o dia 17/03, “o CCSPLAY apresenta a mostra Céline e as Garotas, em comemoração ao mês das mulheres. Céline Sciamma é uma roteirista e diretora francesa. ‘Meus filmes acontecem sempre em poucos dias, em espaços privados, e sempre sobre mulheres, porque nesses espaços elas podem ser elas mesmas, podem falar, entre elas, sobre elas.’ Céline Sciamma é, ao lado de uma nova geração de diretoras, responsável por um novo capítulo da representação da mulher no cinema, e o CCSPLAY escolheu três novas diretoras que, ao lado de Céline, protagonizam o fortalecimento e a busca de uma nova gramática feminista para o cinema contemporâneo.” Lembrando que os filmes são gratuitos, é só chegar e dar play.

  • Falando em filmes gratuitos, dentre as estreias no catálogo do Sesc Digital esta semana, os destaques certamente vão para o Especial de Cinema Japonês, com filmes recentes do Kiyoshi Kurosawa, O Fim da Viagem, O Começo de Tudo (2019) e Creepy (2016); dois dramas familiares de Hirokazu Kore-eda, O Que Eu Mais Desejo (2011) e Pais e Filhos (2013); e Asako I e II (2018), de Ryusuke Hamaguchi. Os filmes estarão disponíveis até o dia 14/04. Além deles, vale demais conferir também o ótimo nacional Histórias Que Só Existem Quando Lembradas (2012), de Júlia Murat.

  • E já que falamos do japonês Ryusuke Hamaguchi, seu Drive My Car, indicado ao Oscar de Melhor Filme, Direção, Roteiro Adaptado e Filme Internacional, é a estreia principal desta semana nos cinemas, embora de forma limitada, em poucas cidades do país. O filme, no entanto, chegará à MUBI Brasil no dia 01/04. Bom lembrar que Hamaguchi fez um outro filme igualmente incrível ano passado, Roda do Destino, que esta semana chegou para aluguel no Belas Artes à La Carte.

 

(Ei, você gosta do Cinema em Cena, das críticas e das colunas que lê aqui? Ah, que bom! Então é importante que você saiba que o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente, já que fazemos questão de remunerar todos que publicam seus trabalhos aqui - o que deveria ser norma nos veículos de comunicação, mas infelizmente não é. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)

Sobre o autor:

Gosta de cinema pra valer desde os 14 anos, já teve videolocadora e agora vê uns filmes nos streamings que mataram seu negócio. Twitter: @helioflores
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Cinema em Streaming
Dando início aos trabalhos (Falstaff - O Toque da Meia-Noite)
Cinema em Streaming
UM CASO DE DETETIVE e CÍRCULO VICIOSO
Cinema em Streaming
Episódio #41: Sing Street (2016)