Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Críticas por Pablo Villaça

Datas de Estreia: Nota:
Brasil Exterior Crítico Usuários
01/01/1970 30/05/2019 5 / 5 5 / 5
Distribuidora
Duração do filme
132 minuto(s)

Parasita
Gisaengchung ou Parasite

Dirigido por Bong Joon-ho. Roteiro de Bong Joon-ho e Jin Won Han. Com: Song Kang-ho, Lee Sun-kyun, Jo Yeo-jeong, Choi Woo-sik, Jang Hye-jin, Park So-dam, Lee Jeong-eun, Jung Hyun-jun, Jung Ji-so.

Se os filmes de Ken Loach e os dos Coen tivessem um filho, este seria Parasita. Dirigido pelo sul-coreano Bong Joon-ho a partir de um roteiro escrito por este ao lado de Jin Won Han (e, por sua vez, inspirado no mangá de Hitoshi Iwaaki), o longa é uma denúncia da desigualdade social endêmica do capitalismo desregulado que faria o britânico orgulhoso, mas feita através de um viés de humor sombrio com personagens absurdos que poderiam estar numa história dos irmãos norte-americanos.


A primeira metade da projeção é, também a mais leve e divertida, apresentando-nos à família Kim, formada pelo patriarca Ki-taek (Song Kang-ho, colaborador habitual do diretor), sua esposa Chung-sook (Jang Hye-jin), o filho Ki-woo (Choi Woo-sik) e a filha Ki-jung (Park So-dam), a mais esperta do clã e responsável por boa parte dos esquemas por eles colocados em prática. Pobres e vivendo no porão frio de um prédio num bairro miserável, eles sugam wi-fi dos vizinhos, aproveitam a fumigação das ruas para dedetizar o apartamento e fazem (mal) trabalhos ocasionais para uma pizzaria minúscula da região. Tudo muda, no entanto, quando um amigo de Ki-woo pede que este assuma a tutoria em inglês da filha de um rico empresário, o Sr. Park (Lee Sun-kyun) – e aos poucos, através de estratégias nada éticas, todos os integrantes da família Kim passam a trabalhar para os Park depois de causarem a demissão de seus antigos funcionários.

Bem-humorado ao retratar estes pequenos golpes que levam o espectador a simpatizar com a família Kim em função de sua criatividade – mesmo que esta se volte para objetivos suspeitos -, Parasita assume tons bem mais sombrios em sua segunda parte, quando uma série de revelações, conflitos e incidentes violentos dominam a trama (e não os revelarei, claro, pois um dos prazeres do longa é descobri-los). O que é possível apontar sem entregar detalhes específicos é que o roteiro exibe uma carpintaria dramática notável, já que, em retrospecto, cada elemento se apresenta importante, mesmo os comentários mais triviais (como aquele sobre o apetite da governanta).

Ressaltando o contraste entre os mundos frequentados pelas duas famílias, o design de produção de Lee Ha-jun concebe o apartamento dos Kim como uma caixinha de cimento fria e claustrofóbica com um banheiro tão pequeno que o vaso sanitário é colocado numa plataforma de concreto e azulejo que força qualquer um ali sentado a se dobrar ao meio, ao passo que o lar dos Park é um monumento à arquitetura moderna, trazendo amplos espaços, portas de vidro que percorrem toda a parede, inundando tudo de sol, e móveis que, por si só, valem mais do que todas as posses dos empregados. Já a simetria entre as duas famílias (pai, mãe e um casal de filhos) força o público a comparar ainda mais suas realidades e dificuldades.

Igualmente fundamental é o fato de Bong Joon-ho jamais tentar retratar os Park como pessoas ruins, o que seria uma simplificação lamentável: ao contrário, temos mais simpatia pela ingênua Sra. Park (Jo Yeo-jeong) do que pela rabugenta Sra. Kim – e mesmo o marido desta última concede gostar bastante do patrão, que vê como alguém gentil. Ainda assim, aos poucos os preconceitos velados e sutis do sr. Park se tornam difíceis de ignorar, como seus elogios a funcionários que “não cruzem a linha” ou seus comentários sobre o cheiro de quem usa o metrô. Além disso, o cineasta, mesmo enxergando a humanidade de todos os personagens, não deixa de apontar a discrepância cruel e inaceitável entre os que têm tudo e os que nada têm – como no instante em que corta de um amontoado de roupas doadas para os desabrigados em um ginásio para o colossal guarda-roupas com os vestidos e sapatos da Sra. Park (uma passagem que pode não ser sutil, mas é brilhante ainda assim). Do mesmo modo, o filme lamenta a tendência – nada acidental – de que tragédias como enchentes, incêndios e deslizamentos afetem com mais frequência justamente aqueles que menos condições exibem de superá-las.

Neste sentido, Parasita é uma obra tão obcecada pela luta de classes quanto Expresso do Amanhã, que abordava a questão de modo bem mais aberto – e seu título, que inicialmente pode levar o espectador a relacioná-lo com a família Kim, logo evidencia sua complexidade ao demonstrar algo óbvio que muitos teimam em negar: que não são os mais pobres que tendem a viver e explorar o suor dos mais ricos.

Se Bong Joon-ho já não fosse o responsável por um de meus filmes favoritos, o magistral Memórias de um Assassino, este seu novo trabalho assumiria o posto de predileto entre seus trabalhos. Mas chega perto.

Texto originalmente publicado como parte da cobertura do Festival de Cannes 2019.

24 de Maio de 2019

(Ei, você gosta do Cinema em Cena e das críticas que lê aqui? Ah, que bom! Então é importante que você saiba que o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)

Pablo Villaça, 18 de setembro de 1974, é um crítico cinematográfico brasileiro. É editor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil. Trabalha analisando filmes desde 1994 e colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET. Também é professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas.

Você também pode gostar de...

 

Para dar uma nota para este filme, você precisa estar logado!